segunda-feira, 10 de novembro de 2014

A calculadora para Abu Dhabi

Esta imagem vi no sitio de um amigo meu, o blogtorsport. E agora que chegamos a esta fase, é bom saber o que está em jogo e o que poderemos calcular para daqui a duas semanas, naquele (ironic mode on) "classico do automobilismo" que é o "circuito" de Abu Dhabi (ironic mode off).

Esta calculadora é interessante. Para ser lida, deve-se ter em conta que para os resultados paralelos não contam, mas sim o posicionamento. Por exemplo, o mais óbvio: se Nico Rosberg ganhar, Lewis Hamilton precisa de ser segundo para ser campeão do mundo com três pontos de diferença: 370 do inglês contra os 367 do alemão. Mas se Hamilton for o terceiro, a diferença também ficará nos três pontos... mas a favor de Rosberg.

Contudo, a diferença mais apertada de todas é de um ponto. E isso aconteceria se Nico Rosberg for quinto e Lewis Hamilton o décimo classificado. Pode ser invulgar, mas poderá acontecer.

Isto têm a sua graça e podemos fazer os cálculos que quisermos fazer. Mas no final desta temporada, perguntamos... quem merece o campeonato? Hamilton, pela sua velocidade, ou Rosberg, pela sua regularidade? O inglês venceu mais, é certo, mas quebrou mais do que o alemão. Sei que muitos acham que Hamilton merece tudo isto, mas sou daqueles que o título entregue ao filho do Keke Rosberg até nem era mau de todo.

Enfim, veremos o que acontecerá dentro de duas semanas.

Sem comentários: