sábado, 15 de novembro de 2014

A estranha situação atual da Caterham

Todos nós andamos a falar sobre a saga do "crowdfunding" da Caterham, do facto de eles terem conseguido juntar  - aos números de hoje - 1,9 milhões dos 2,350 milhões de libras que andaram a pedir para poderem correr em Abu Dhabi, e do qual por causa disso, eles já mandaram os chassis para lá, ou pelo menos andam a gabar-se disso.

Mas como sabem, este esforço financeiro está envolvido em desconfiança. Já falei sobre isso na segunda-feira com as alegadas manipulações do Crowdcube em relação aos valores e o conflito de interesses entre os financiadores do site e os atuais administradores da equipa de Leafiled, mas hoje, o Joe Saward divulgou no seu sitio uma mensagem de alguém que se diz antigo funcionário da equipa, que denuncia irregularidades salariais, especialmente da parte de Tony Fernandes, que segundo ele, os abandonou à sua sorte, devendo-lhes sete semanas de salário.

Coloco aqui a tradução na íntegra. A versão original pode ser lida aqui.

"Eu sou um antigo (desde ontem) empregado da Caterham F1.

"Estou espantado por ver a enorme publicidade à volta do sucesso do crowdfunding, precisamente no mesmo dia em que toda a força de trabalho foi despedida, devendo-nos sete semanas de salário. O cínico dentro de mim sugeriria que estas duas noticias dois não são independentes uma da outra e a boa notícia serviu como uma oportunidade conveniente para não divulgar a má notícia. Se este for o caso, então ele parece ter funcionado, pois não houve nenhuma referência em qualquer lugar (ao contrário da Marussia, que na semana anterior devia seus empregados "apenas" uma semana de salário).

"Os funcionários foram despedidos da 1MRT, a empresa ainda propriedade do Sr. Fernandes. Isto deve ser mais amplamente conhecido e Sr. Fernandes deve ser encorajado a fazer a devida coisa e pagar os salários devidos em vez de se esconder atrás orquestrada falta de fundos da 1MRT.

"A situação atual é a conseqüência inevitável (e previsível) da forma como o Sr. Fernandes vendeu a Caterham F1. Não é bom o suficiente para afirmar que não havia outros compradores. Nesse caso, a coisa apropriada a fazer teria sido a liquidação da empresa, assegurando que [os pagamentos] aos funcionários e fornecedores fossem devidamente tratados. Inegavelmente, este teria sido o curso mais caro da ação por parte do Sr. Fernandes.

"Não é justo que o Sr. Fernandes deva ser autorizado a fugir de suas responsabilidades e não sofrer qualquer publicidade adversa."

Obviamente, o denunciante mandou isto a coberto do anonimato, mas isto adensa mais mistério em torno da situação da Caterham. Parece que o administrador atual nada têm a ver com a empresa do Tony Fernandes, que ostensivamente, abandonou os seus funcionários à sua sorte, e claro, cada vez mais se vê que, se dependesse do próprio Fernandes, teria tirado os carros de pista a meio do ano ou nem sequer teria começado o ano. Em suma, cansou-se; mas acho que deveria ter sido honrado e pago tudo até ao fim e não "fugir com o rabo à seringa". E claro, nos próximos dias esses funcionários poderão colocar Fernandes em tribunal. 

Parece que começamos a ver quem é o "mau da fita" no meio disto tudo. Contudo, ainda não estou a ver como é que esta (outra) gente vai para Abu Dhabi. Suspeito que - quem puder ver os itens que eles andaram a colocar no crowdfunding - que mais parece uma liquidação disfarçada do que outra coisa qualquer. Veremos.

Mas creio que é mais um exemplo da complexidade da situação e da opacidade com que estas coisas são feitas. Quando as coisas correm mal, contam-se as verdades.

Sem comentários: