terça-feira, 11 de novembro de 2014

A estrutura da Formula 1

Já tinha visto isto há uns dias no blog do Joe Saward, mas só agora é que tive a oportunidade de ver melhor e colocar por aqui este esquema que vos mostre mais ou menos como funcionam e distribuem os dinheiros da Formula 1.

Apesar de ser um esquema bem claro e bem definido, não é um esquema dito "definitivo". Haverá sempre nuances, dado que os contratos existentes no automobilismo são dos mais opacos que existem. Clausulas secretas não deixarão de haver entre eles, logo, os valores são aproximados.

O mais interessante é saber que a Delta Topco, o famoso fundo onde faz parte a CVC Capital Partners e a Bambino Trust, o fundo pessoal de Bernie Ecclestone, recebem cerca de 650 milhões de dólares todos os anos. é cerca de um terço de todas as receitas que são provenientes da Formula 1, se pensarem na parte que vai para Ecclestone - fala-se em um terço - poderemos dizer que ele, só ele, terá no final do ano cerca de 75 milhões de dólares. É um homem muito rico.

Mas também poderemos ver como é que as equipas de topo recebem imenso dinheiro. A Ferrari recebe imenso dinheiro para estar lá, não só por direitos históricos, também por performance, e recebe de tantas formas que parece que ganhou um estatuto especial. A Red Bull, pelo que conseguiu entre 2010 e 2013, também recebe muito dinheiro, enquanto que a Mercedes recebe pouco, em comparação com o que receberá em 2015, por ter alcançado ambos os campeonatos.

Mas enfim, se quiserem ter uma ideia de como as coisas funcionam, está aqui. Não é total, mas está bem completo.

Sem comentários: