quarta-feira, 15 de abril de 2015

A maneira como a Sauber fazia os seus contratos

A Sauber passou no final do ano passado por coisas muito, muito estranhas. Conhecemos a história de Giedo van der Garde, que exigiu o cumprimento do seu contrato em Melbourne, depois de ele ter dado cerca de oito milhões de dólares para correr em 2015, mas que foi superado por Felipe Nasr e Marcus Ericsson, mas a história de que Jules Bianchi tinha assinado pela equipa de Hinwill horas antes do seu acidente em Suzuka é a confirmação de um rumor que ouvi na altura, dito até por pessoas como o Joe Saward. E quem confirma isso é... Colin Kolles.

E se para alguns, esse nome é digno de torcer o nariz, para outros, nem é tanto. Numa entrevista à Servus TV austriaca, Kolles revelou que a Sauber tinha contratos para... seis pilotos. Para além de Van der Garde, Nasr, Ericsoon e Bianchi, os pilotos que fizeram parte da equipa em 2014 também faziam parte: Adrian Sutil e Esteban Gutierrez.

Havia um contrato assinado ao meio-dia de domingo”, declarou Kolles, afirmando que o objetivo era de sanar algumas das dívidas que a Sauber já tinha. E culpa Monisha Kalterborn por isso. 

Não consigo entender o comportamento de Monisha Kaltenborn. Você não pode vender um carro, arrecadar dinheiro para a equipa e seis meses depois vende-lo novamente para outra pessoa. Não havia três contratos. Havia seis”, comentou.

Em suma, estas revelações só mostravam a situação algo desesperante que a equipa andava a passar. Como Bianchi era um piloto da "cantera" Ferrari, era bem provável que tinha a ver com o asseguramento do motor na equipa de Hinwill e a utilização do túnel de vento que eles têm na sua área. Assim, provavelmente, só contratariam um piloto pelo seu talento, enquanto que o outro levaria consigo o seu dinheiro. O acidente do passado dia 5 de outubro só alterou as coisas e provavelmente foi necessário outro piloto pagante para assegurar o orçamento de 2015.

Em suma, o contrato do Bianchi não era uma surpresa. A grande surpresa era a quantidade de contratos que a Sauber assinou e como é que conseguiram manter um "cash flow" ao longo deste tempo todo. 

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