sexta-feira, 5 de maio de 2017

ERC 2017: Rali Islas Canárias (Dia 1)

O russo Alexey Lukyanuk é o líder do Rali Islas Canárias ao fim das seis primeiras especiais da segunda prova do Europeu de ralis. O piloto do Ford Fiesta R5 tem um avanço de 25,7 segundos sobre Bruno Magalhães, no melhor dos Skoda. O polaco Kajetan Kajetanowicz é o terceiro, a 27,9 segundos.

Debaixo de tempo encoberto, máquinas e pilotos desafiaram as curvas das classificativas de asfalto nas estradas da ilha de Gran Canária para a segunda prova do Europeu de ralis. Este começou com Lukyanuk ao ataque, vencendo na primeira passage por San Mateo, com 25,3 quilómetros, ganhando cinco segundos a Kajetanowicz (que se queixava dos travões) e a um mar de espanhois, sendo o melhor o Peugeot 208 de José Maria Lopez. Luis Monzon era o quinto, enquanto que Bruno Magalhães era apenas o décimo, num arranque prudente deste rali.

Lukyanuk continuava a vencer em Artenara, a segunda especial do dia, ganhando mais 0,8 segundos para Kajetanowicz, enquanto que Magalhães era o quinto melhor, a 8,1 segundos, praticamente ao lado de José Maria Lopez. Monzon era o 11º na especial com o seu Ford Fiesta R5, perdendo 11,3 segundos. Contudo, o piloto russo era penalizado em dez segundos por falsa partida, e perdia a liderança para Kajetanowicz.

Contudo, o russo "voou" em Lomo del Palo, a terceira especial, onde bateu José Antonio Suarez por 0,7 segundos. Mas sobretudo, ganhou 6,7 segundos a Kajetanowicz, voltando a ter a liderança. Já Bruno Magalhães era terceiro, a 1,9 segundos, conseguindo acompanhar o ritmo dos da frente. 

Na parte da tarde, a segunda passagem por San Mateo foi dura para alguns pilotos. O checo Jan Cerny e o espanhol Luis Monzon acabaram ali os seus ralis, vitimas de despiste, com o piloto checo a acabar no fundo da ravina, felizmente sem ferimentos para ele e para o seu navegador. Quanto ao rali em si, Lukyanuk venceu mais uma vez, acabando por abrir uma vantagem de 7,2 segundos para Bruno Magalhães, o segundo classificado na especial. Kajetanowicz era oitavo, perdeu 18 segundos e queixava-se de novo dos seus travões.

A mesma coisa aconteceu na quinta especial, mas desta vez a diferença entre Lukyanuk e Bruno Magalhães foi de 2,2 segundos, com o espanhol Ivan Ares, no seu Hyundai i20 R5 a ser o terceiro, e Kajetanowicz a perder mais 7,3 segundos, e a perder a segunda posição para Magalhães.

No final, na super-especial de Las Palmas, Lukyanuk conseguiu vencer de novo, a 0,2 de Kajetanowicz e a 1,8 de Magalhães. Com os três primeiros separados por 27,9 segundos, José Maria Lopez era o quarto, no seu Peugeot, com o Skoda de Sylvan Michel no quinto posto, já a 45 segundos. Outro espanhol, Luis Monzon, era o sexto, a 50 segundos, com Bryan Bouffier a ser sétimo, a um minuto, com o polaco Gregorz Gryzb logo atrás. A fechar o "Top Ten" estão o alemão Marijan Griebel e o espanhol Surhayen Pernia, este num Hyundai, e a um minuto e 48 segundos do líder.

Amanhã, o rali termina, com mais seis especiais.

Sem comentários: