domingo, 30 de abril de 2017

A corrida mais dura de John Andretti

A familia Andretti é uma instituição automobilistica americana, como são os Unser, os Mears ou os Foyt, na IndyCar, ou os Petty, Earnhardt ou Walltrip (e outros), na NASCAR. Chegou a haver ao mesmo tempo quatro Andrettis a participar nas 500 Milhas de Indianápolis, algures na década de 90, para além do campeonato CART: Mário, Michael, John e Jeff Andretti

Pois bem, John Andretti - sobrinho de Mário e primo de Michael e Jeff - passa por um momento difícil: aos 54 anos, está a lutar contra um cancro do colon em estado avançado. Segundo conta o canal de TV WTHR Indianápolis, ele está a fazer tratamentos de quimioterapia desde há algum tempo, e queixou-se disso na sua conta de Twitter: "Quimio é uma grande chatice. Acho que ninguém disse 'isto é uma maravilha, dá-me mais!'"

A familia já reagiu, dando força ao seu membro da familia, com Michael Andreti, seu primo, a aconselhar as pessoas para que façam exames de rotina para a deteção precoce de tumores.

Nascido a 12 de março de 1963, John Andretti correu a tempo inteiro na CART entre 1987 e 1992, com a sua melhor temporada a ser a de 1991, onde venceu a prova de abertura, em Surfers Paradise, e conseguindo um segundo lugar em Milwaukee, acabando a temporada no oitavo lugar da geral. Tudo isto num Lola da equipa Hall/VDS Racing. Também foi nesse mesmo ano que conseguiu a sua mehor posição nas 500 Milhas de Indianápolis, quando foi quinto classificado. Participou na "Brickyard" entre 1988 e 1994, voltando a competir em 2007, até 2011, sem resultados de relevo a partir daí.  

Para além disso, teve participações na NASCAR, especialmente na Sprint Series, onde acabou por vencer por duas vezes, uma das quais na Pepsi 400, em Daytona, em 1997. Hoje em dia, depois de ter pendurado o capacete, era comentador de rádio num canal de Indiana.

Sem comentários: