sábado, 16 de setembro de 2017

ERC 2017 - Rally Roma Capitale (Dia 1)

O francês Bryan Bouffier é o líder do Rali Roma Capitale, após a realização das seis primeiras especiais do dia, a bordo do seu Ford Fiesta R5. O piloto francês tem sete segundos de vantagem sobre o polaco Kajetan Kajetanowicz, também em Ford, e sobre Bruno Magalhães, que está a 25,5 segundos.

Contudo, este primeiro dia do rali italiano teve mais alguns líderes, especialmente quando Alexey Lukyanuk mandou nas especiais de asfaro até ter problemas no final do dia. Tudo começou no final do dia anterior, com a especial de Roma Arena, onde Nikolay Gryazin foi o melhor, batendo o checo Jan Czerny e o polaco Grzegorz Grzyb, com Bruno Magalhães a fazer o sexto melhor tempo, atrás de Kajetan Kajetanowicz.

A segunda especial, em Colle San Magno, Lukyanuk foi o mais veloz, batendo Kajetanowicz por 1,1 segundos e ficou com a liderança do rali. Magalhães fez um pião e perdeu dez segundos, caindo para o nono posto. Bouffier atacou e venceu na especial de Greci - Pico, conseguindo quatro segundos de diferença sobre Kajetanowicz. Contudo, a especial ficou logo interrompida - e depois neutralizada - devido ao acidente do alemão Albert von Thurn und Taxis, que fez bloquear a estrada.

Lukyanuk atacou em Pico, na quarta especial, e venceu com 3,6 segundos de vantagem sobre Kajetanowicz, com Magalhães a ser quarto, a 10,2 segundos. Con isso, acabou a manhã a subir até ao sexto posto da geral, a 21,6 segundos do Ford do piloto russo. Outro russo Nikolay Gryazin, teve problemas com a caixa de velocidades e caiu seis lugares, para o 12º posto.

Na parte da tarde, na segunda passagem por Colle San Magno, Lukyanuk foi o melhor, ganhando mais 3,1 segundos para Kajetanowicz, enquanto que Magalhães era o terceiro, a 5,3 segundos, e subia para quinto, em troca com Simone Tempestini.

A última especial do dia, a segunda passagem por Greci-Pico, acabou com Lukyanuk fora de prova, por causa de uma roda solta, e as coisas modificaram-se bastante. Bouffier venceu a especial e ficou com o primeiro posto, com Kajetanowicz a ser o segundo e Magalhães a ficar com o lugar mais baixo do pódio, passando Grzyb e aproveitando a desistência de Lukyanuk.

No final do dia, o piloto da Skoda disse que os resultados do final do dia compensaram os erros do inicio. “Um erro no primeiro troço do dia fez-me perder bastante tempo. Foi uma pena mas daí em diante, com os ajustes que fomos fazendo em termos de afinações, tudo correu melhor. Ficámos mais confiantes e a impôr o nosso ritmo”, começou por dizer.

“[Vamos nos concentrar] em recuperar o tempo perdido. Esperamos conseguir impôr um ritmo mais forte de forma a que no final o resultado jogue a nosso favor. Não vai ser uma tarefa fácil mas vamos ter de meter pressão e arriscar”, concluiu.

Amanhã, o rali regressará à estrada para cumprir as restantes seis especiais. 

Sem comentários: