sábado, 9 de junho de 2018

A imagem do dia (II)

Este é o novo capacete que os pilotos irão usar em 2019. Fabricado pela Bell, a FIA pretende que ele seja resistente aos impactos, com materiais capazes de parar balas. Segundo a entidade máxima do automobilismo, ele terá maiores capacidades de absorver energia.

Também tem outros elementos de segurança, para cumprir os critérios impostos pela FIA, nomeadamente 

O capacete terá uma redução de dez milímetros na parte superior da viseira, de modo a ser possível a incorporação de uma proteção balística avançada, que visa oferecer muito maior proteção face ao possível impacto de detritos em pista, segundo dizem. As diferenças são visíveis, e faz relegar aos tempos dos finais dos anos 70, quando existiam uma variedade de capacetes que tentavam misturar segurança com estética, sendo os mais famosos os capacetes com uma "haste" no meio dos olhos - como tinham John Watson e Jacky Ickx em 1979 - e os Simpson Bandit, da mesma altura.

Em suma, não é um capacete totalmente novo, em termos estéticos, mas sim o reavivar de um estilo que existiu uma geração antes. Mas como estamos em pleno século XXI, o que interessa é a segurança dos pilotos.

Sem comentários: