Oliver Rowland fez a pole-position nas ruas de Sanya, a estância balnear chinesa, palco da sexta corrida da formula E. O britânico foi o sexto poleman diferente em seis provas, ficando na frente de Jean-Eric Vergne e António Félix da Costa. Sam Bird, o líder do campeonato, largará apenas da 16ª posição da grelha.
Debaixo de um calor tropical na zona mais a sul da China, na ilha de Hainan, maquinas e pilotos estavam perante o calor e alta humidade, quase a cem por cento. Ao longo dos treinos livres, a Nissan e a BMW deram nas vistas, ficando no topo das tabelas de tempos, mostrando que estavam adaptados à pista chinesa. Mas na última sessão de treinos livres estiveram treze pilotos com menos de um segundo de diferença, demonstrando um enorme equilibrio no pelotão.
No primeiro grupo estavam os cinco primeiros pilotos: Sam Bird, Jerome D'Ambrosio, António Félix da Costa, Lucas Di Grassi e Edoardo Mortara. Bird foi o primeiro a ir para a pista, seguido por D'Ambrosio. No final, o piloto português faz uma volta de 1.07,951, deixando o belga da Mahindra a quase meio segundo (472 centésimos). Di Grassi foi o terceiro, com 1.08,468, e tinha as suas possibilidades de ir para a SuperPole bem diminuídas.
No Grupo 2, com André Lotterer, Mitch Evans, Pascal Wehrlein, Robin Frijns, Daniel Abt, três alemães estavam no mesmo grupo para conseguir ver quem seria o melhor. Lotterer faz 1.08,371 e fez o segundo melhor tempo. Pouco depois, Daniel Abt ficou com esse lugar, conseguindo um tempo 407 centésimos mais lento que o piloto da BMW. E por esta altura, já se sabia que Sam Bird não iria estar na SuperPole. E Mitch Evans, que tinha arrancado um painel de publicidade durante a sua volta de qualificação, ficou com o pior tempo até então, um segundo mais lento que o melhor.
Para o Grupo 3 iam Jean-Eric Vergne, Oliver Rowland, Alexander Sims, Oliver Turvey e Felipe Massa. Sims voou para ser segundo, atrás do seu companheiro de equipa, o primeiro a aproximar-se de verdade, pois ficou a... oito milésimos. Jean Eric Vergne melhora para fazer o terceiro melhor tempo, batido depois pelo Nissan de Rowland, antes de Buemi conseguir 1.07,870 e ficar no topo da tabela de tempos. Ao fim de três grupos, Nissan e BMW tinham os seus pilotos na SuperPole.
No Grupo 4, o último, teremos o resto: Nelson Piquet Jr, Felipe Nasr, Gary Paffett, Stoffel Vandoorne, José Maria Lopez e Tom Dillmann. Os HWA não deram nas vistas, ficando mesmo no fundo da grelha. Aliás, apenas Stoffel Vandoorne fez um tempo razoável, conseguindo o 13º lugar na grelha de partida. O resto compôs o fundo da grelha, com Piquet a fazer o pior registo, dois lugares atras de Mitch Evans. Em Sanya, a Jaguar é a pior equipa do pelotão.
Assim sendo, na SuperPole estão Buemi, Felix da Costa, Sims, Rowland, Vergne e Abt.
O alemão da Audi foi o primeiro a entrar na pista, seguido por Vergne, da Techeetah. Abt consegue 1.08,331, e pouco depois, o francês melhora, com 1.08,045. O primeiro dos Nissans, o de Oliver Rowland, sai para a pista a melhorou sector a sector, até fazer 1.07,945, conseguindo o melhor tempo proisório.
Depois, os BMW. Alexander Sims tem problemas no seu carro e não consegue fazer um tempo, e a seguir entrou o seu companheiro de equipa. Félix da Costa deu o seu melhor, mas em escorregão na última curva faz com que ficasse com o terceiro melhor tempo, 177 centésimos mais lento que Rowland, e provavelmente não conseguiu impedir o monopólio dos Nissan na primeira linha. Mas... na preparação da sua volta veloz, Buemi tocou na curva 2 e deitou tudo a perder. Quinto na grelha e a chance de monopólio desperdiçada.
A corrida acontecerá pelas 7 da manhã, horário de Lisboa.
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