quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Rumor do Dia: Kalle Rovanpera na Toyota

Não é oficial, mas é oficioso: o finlandês Kalle Rovanpera será piloto da Toyota WRC na próxima temporada. Aos 19 anos - cumpridos no passado dia 1 de outubro - o filho de Harri Rovanpera será piloto de fábrica da equipa japonesa, que tem Tommi Makkinen como seu patrão. E quando se confirmar, ele vai ser o piloto de fábrica mais jovem de sempre no WRC a correr numa equipa oficial.

Isso seria uma recompensa para ele, que anda na equipa oficial da Skoda no WRC2 Pro e se tornou campeão na categoria. Constantemente nos pontos - o seu melhor resultado é um sexto posto no Rali de Portugal deste ano - Rovanpera pode estar a caminho de bater todos os recordes de precocidade. Para ter uma ideia, o piloto mais novo de sempre a vencer um rali do WRC é Jari-Matti Latvala, que venceu o Rali da Suécia de 2008, com 22 anos e 313 dias de idade.


Em declarações à Autosport britânica, Timo Johuki, o seu manager, afirmou:

A Skoda tem sido muito, muito boa para o Kalle, ele em feito muitos testes, mas mas agora chegou a altura. Queríamos ver como ele está a progredir com as notas, a trabalhar com a equipa, a sua forma física, a trabalhar com os media e tudo isso, e ele está a progredir em todas as áreas. É provável que tenha progredido mais do que pensávamos. O objetivo era que ele adquirisse experiência em todas as provas, e no final deste ano, terá competido em todos os ralis”, disse.

Ironicamente, caso isto se confirme, ele poderá substituir Jari-Matti Latvala, cijo desempenho tem vindo a desiludir Tommi Makinen, que prefere Kris Meeke ao seu compatriota. Mas nada disto será resolvido antes da Toyota alcançar os seus objetivos: vencer o Mundial de Pilotos, com Ott Tanak, e de Construtores.

Sem comentários: