sábado, 2 de janeiro de 2021

The End: Aldo Andretti (1940-2020)


Aldo Andretti
, o irmão gémeo de Mário Andretti, morreu no passado dia 30 de dezembro aos 80 anos de idade. Pai de Jeff Andretti, que morreu no inicio de 2020 devido a um cancro no colon, aos 56 anos, Aldo foi mais uma das vitimas do CoVid-19.

Nascido a 28 de fevereiro de 1940 em Montona, agora na Croácia, a sua familia emigrou para Lucca depois do final da II Guerra Mundial e juntamente com Mário, tinha a paixão pelo automobilismo. Quando emigraram para a América, em 1956, e assentaram em Nazareth, na Pensilvânia, descobriram uma pista de automóveis perto de casa, e a vontade de correr, que já havia em Itália, tinha voltado. Amnos começaram a correr em 1959, num Hudson Commodore reconstruido na oficina onde estavam a trabalhar, e Aldo foi o primeiro a experimentar o carro, depois de ter vencido uma prova de moeda ao ar. E logo na sua primeira corrida, venceu.

Contudo, perto do final dessa primeiora temporada, Aldo sofreu um acidente e fraturou o crânio, ficando em coma. Lá recuperou, e voltou a correr, mas não teve o mesmo sucesso que Mário, o seu outro irmão, que em 1965 se tornou campeão da USAC e começava a correr nas 500 Milhas de Indianápolis. Em 1967, ambos correram lado a lado na pista de Oswego, onde Mário venceu e Aldo terminou em décimo, depois de sofrer problemas de travões. 

Em 1969, em Des Moines, numa corrida de Sprint Car, Aldo sofreu um acidente grave, onde o seu carro capotou e baten contra a rede de proteção, sofrendo 14 fraturas na cara, algumas bem graves. Sofreu diversas cirurgias reconstrutivas, e teve um longo periodo de recuperação, tudo isso no mesmo ano em que o seu irmão venceu as 500 Milhas de Indianápolis e já experimentava a Formula 1. No final, Aldo decidiu abandoar a competição, também a pedido de Mário.

Casou-se e teve cinco filhos, sendo Jeff o mais velho. Montou um negócio dedicado a maquinaria hospitalar, desde macas e camas, conseguindo prosperar nesse negócio e vendo corridas nas boxes, não só vendo os sucessos do irmão, mas também dos seus filhos, sobrinhos e sobrinhos netos. Em suma, uma dinastia no automobilismo americano.  

Sem comentários: