domingo, 25 de abril de 2021

Formula E: Jake Dennis vence em Valencia


A segunda corrida da Formula E em Valencia acabou com o quinto vencedor diferente em seis corridas. O piloto da BMW Andretti triunfou na frente do Porsche de Andre Lotterer e do NIO de Nick Cassidy, numa prova onde os pilotos que costumam estar na frente não pontuaram: os Mercedes e o DS Techeetah de António Félix da Costa, penalizado por causa de problemas na ativação do Attack Mode, enquanto Jean-Eric Vergne foi sétimo.

Ao contrário de ontem, com a chuva, as várias entradas do Safety Car e a última volta que entra nos anais da infâmia na história do automobilismo, hoje o tempo esteve bom e o asfalto seco. A corrida começou com Dennis, o poleman, na frente, enquanto mais atrás, Alex Lynn e Oliver Turvey proporcionavam grande luta entre eles, com Norman Nato e Tom Blomqvist a fecharem o top 5. António Félix da Costa ganhou duas posições logo no arranque e já era décimo, subindo para nono pouco depois.

Lynn andava atrás de Dennis, mais a vigiar o piloto do que a ataca-lo, enquanto Vergne começava a subir posições, chegando a quinto nas primeiras voltas da prova. O pelotão estava compacto, preservando energia o mais possível, enquanto pouco depois, Oliver Turvey começou por ser o primeiro a ir para o Attack Mode, seguido pouco depois por boa parte do pelotão. Félix da Costa era oitavo, e lutava pela posição com René Rast, numa briga onde ele colocou o alemão da Audi a pisar a gravilha, perdendo tempo. Pouco depois, Stoffel Vandoorne levou a pior num duelo por posição com Sebastien Buemi, batendo no muro de pneus e arrancando o seu lado direito do Mercedes. O belga não teve outra chance senão abandonar a prova.

Pouco depois, Félix da Costa teve problemas na ativação do Attack Mode e era engolido pelo pelotão. A organização anotou isso e acabou por ser penalizado com um drive therough, uma passagem pelas boxes, terminando definitivamente um fim de semana infernal. 


Na frente, Dennis mantinha o primeiro posto, com Nato a aguentar os ataques de Lotterer e René Rast, enquanto Alex Lynn recuperava posições depois do toque com Nato, algum tempo antes. Por causa disso, o francês foi penalizado em cinco segundos, dando ao veterano alemão da Porsche mais espaço para respirar, porque, para ver se tinha energia para o final, começou a ir devagar e a perder lugares. No final, Dennis conseguiu a sua primeira vitória na Formula E, com Lotterer em segundo e Lynn em terceiro. 

Os Mercedes, sem pontos nesta corrida, continuam a liderar o campeonato, com 57 pontos para De Vries e 48 para Vandoorne. A Formula E regressa no dia 8 de maio para correr nas ruas do Mónaco.  

Sem comentários: