sábado, 24 de julho de 2021

Formula E: Alex Lynn foi o poleman na primeira corrida de Londres


O britânico Alex Lynn conseguiu fazer a pole na sua primeira corrida caseira, esta manhã em Londres. O piloto da Mahindra conseguiu ser melhor que Jake Dennis, da BMW, numa qualificação onde António Félix da Costa partirá de 17º posto, prejudicado pelas condições meteorológicas sofridas pelos pilotos que estavam no Grupo 1.

Numa pista onde parte dela estava dentro e outra fora do London ExCel, a manhã foi complicada por causa do tempo. Tinha chovido durante a manhã e parara pouco tempo antes da qualificação. Contudo, a pista estava parcialmente molhada quando o Grupo 1 saiu para a pista, constituída por Sam Bird, António Félix da Costa, Robin Frijns, Edoardo Mortara, Nick Cassidy e Jean-Éric Vergne, andou na pista com muito cuidado para evitar bater no muro. Mortara foi o mais rápido, seguido por Félix da Costa e Sam Bird, mas todos sabiam que os tempos iriam ser dos mais lentos da sessão, e a passagem para a SuperPole não iria acontecer.

A partir do Grupo 2, que tinha René Rast, Mitch Evans, Pascal Wehrlein, Nyck de Vries, Oliver Rowland, Lucas Di Grassi, os tempos começaram a baixar, com cinco dos pilotos a entrarem na SuperPole, excepto Oliver Rowland. Mas foi o Grupo 3, com Stoffel Vandoorne, Maximilian Günther, Jake Dennis, Alexander Sims, Alex Lynn, André Lotterer, que se viam as maiores diferenças. Contudo, isso teve de demorar um pouco porque Gunther cometeu um erro e bateu no muro, causando a amostragem das bandeiras vermelhas.

Apenas dez minutos mais tarde é que a sessão continuou, com os pilotos a serem autorizados a repetir a sua tentativa, e Lotterer levou a melhor, 0,6 segundos na frente de Lucas di Grassi, os únicos que tinham chances de ir para a SuperPole.

Foi o Grupo 4, que com a pista seca, levou com os loiros. O grupo de Sébastien Buemi, Norman Nato, Oliver Turvey, Sérgio Sette Câmara, Tom Blomqvist, Joel Eriksson, três pilotos aproveitaram bem a oportunidade. Buemi, Sette Câmara e Nato surgiram em quarto, quinto e sexto, eliminando Di Grassi, Sims e De Vries.

Assim sendo, eis o grupo que foi para a parte final da qualificação: Buemi, Sette Câmara, Nato, Lotterer, Lynn e Dennis.

O primeiro a abrir as hostilidades foi Norman Nato, que não fez um tempo fabuloso, ou seja, estava vulnerável aos que iriam a seguir. Sette Câmara foi para a pista fazer a sua volta, e conseguiu fazer melhor que o piloto da Venturi, mas foi Buemi que conseguiu uma passagem pela pista superior à concorrência, ficando com o primeiro tempo provisório.

Mas no final, a pista seca deu todas as chances da pole para os finalistas. Jake Dennis foi o primeiro, fez o melhor tempo, e Alex Lynn fez ainda melhor, ficando com a pole. André Lotterer foi o último na pista, mas teve um mau registo e os britânicos ficaram com o monopólio da primeira linha.

A corrida acontecerá pelas 15:30, hora local. 

Sem comentários: