quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Noticias: Qatar vai acolher a Formula 1


Agora é oficial: o Qatar acolherá um Grande Prémio de Formula 1, primeiro este ano, a 21 de novembro, e a partir de 2023, de forma permanente, para as próximas dez temporadas. A prova será no circuito de Losail e em principio, acontecerá à noite.

Estamos muito satisfeitos por acolher o Qatar no calendário de Fórmula 1 nesta temporada e a longo prazo a partir de 2023”, disse o CEO e presidente Stefano Domenicali. “A Federação para os Motores e Motociclismo do Qatar e as autoridades locais têm sido incríveis e trabalharam a grande velocidade para garantir que a corrida possa ter lugar esta temporada no Circuito do Losail. Mostrámos que podemos continuar a adaptar-nos e há um enorme interesse no nosso desporto. O enorme esforço de todas as equipas, Formula 1 e FIA tornou possível um calendário de 22 corridas, algo que é muito impressionante durante um ano desafiante e de que todos nos podemos orgulhar”, concluiu.

Apesar deste acrescento no campeonato em termos de circuitos no Médio Oriente, a corrida não acontecerá em 2022 devido à proximidade do Mundial de Futebol, que está marcado para o dia 21 de novembro, precisamente um ano depois do Grande Prémio. 

Losail já tinha uma Licença de Grau 1 da FIA, o que significava que seria uma opção viável receber um Grande Prémio este ano a curto prazo devido à pandemia de Covid-19. Contudo, a FIA fará uma inspeção ao circuito, semelhante aos circuitos que se juntam ao calendário de Formula 1, e as alterações necessárias são provavelmente mínimas. Em termos de tempo de volta previsto, as simulações sugerem 1.22,5 segundos para a qualificação e 1.28,6 segundos para a corrida, que irá durar 57 voltas, em principio.

Contudo, para 2023, não é certo que seja Losail a receber a Formula 1. A entidade que assegura os Grandes Prémios deixou isso em aberto, e a possibilidade da construção de um circuito nas ruas de Doha, a capital, não está descartada. 

Sem comentários: