sexta-feira, 1 de outubro de 2021

WRC 2021 - Rali da Finlândia (Dia 1)


Está a ser um duelo ao segundo no Rali da Finlândia. No final do primeiro dia, depois de seis especiais, é o irlandês Craig Breen que lidera no seu Hyundai, mas a concorrência está apertadissima, não o larga: a diferença entre os dois primeiros é de meramente 2,8 segundos, para Ott Tanak. E ele tem Elfyn Evans a 6,1, Esapekka Lappi a 6,7 e Kalle Rovanpera a 7.9. Apenas a partir do sexto posto, agora ocupado por Thierry Neuville, está mais distante. A diferença do belga para a liderança é de meros... 31,3 segundos.

Com passagens duplas por Harju, Ässämäki e Sahloinen - Moksi, o primeiro dia do Rali da Finlândia começou a ser competitivo desde o primeiro metro. Katsuta Takamoto foi o primeiro vencedor da especial, no seu Toyota, 0,2 segundos na frente de Thierry Neuville, 0,3 sobre Esapekka Lappi e 0,4 sobre Ott Tanak. A seguir, Craig Breen foi o vencedor na primeira passagem por Ässämäki, 0,3 segundos na frente de Tanak, e subiu seis lugares, para ser segundo, a 0,7 segundos de Tanak, o novo lider. Atrás, Takamoto perdia 20,5 segundos e caia... para décimo.

"Numa curva de alta velocidade houve um solavanco dentro e nós chutamos para fora dele. Felizmente não acertamos nada. Estamos aqui e está tudo bem - essas coisas podem acontecer neste rali.", afirmou o piloto japonês no final da especial. 

Tanak vencia na terceira especial, a primeira passagem por Sahloinen - Moksi, um segundo na frente de Breen, e 1,6 sobre Esapekka Lappi, e os três passaram a ser os três primeiros classificados. Repete a vitória na segunda passagem por Ässämäki, 1,8 segundos na frente de Kalle Rovanpera e 2,1 de Craig Breen. Este ataca na segunda passagem por Sahloinen - Moksi e ganha, um segundo na frente de Rovanpera e 2,3 sobre Tanak. Fez reduzir a vantagem para 1,5 segundos e Rovanpera era agora o terceiro, a 8,3 segundos.

No final do dia, em Oittila, foi Elfyn Evans que levou a melhor sobre Esapekka Lappi por 1,6 segundos e 3,7 sobre Craig Breen, mas como o irlandês ficou na frente de Ott Tanak, que perdeu oito segundos, trocaram ambos de lugar. Rovanpera foi quarto, a 4,8 segundos, e caiu para quinto, a 7,9 segundos da liderança.

"É incrível. Sempre questionei como seria a Finlândia à noite e agora sentimos e testemunhamos isso. É absolutamente incrível. Minhas luzes não estavam a cem por cento para ser honesto, tenho um pouco de trabalho a fazer sobre eles, mas é simplesmente incrível.", afirmou o irlandês da Hyundai.

Tanak respondeu: "É surpreendentemente bom. Nunca esperávamos estar em batalha com a Toyota, então tem sido surpreendentemente bom. Esta foi apenas a introdução, então vamos ver amanhã. Foi um grande dia."

Depois dos cinco primeiros, e Neuville, Sebastien Ogier é o sétimo, a 33,8, seguido por Katsuta Takamoto, a 46,9. E a fechar o "top ten" estão os Ford de Gus Greensmith, a 1.20,6, e de Adrien Formaux, a 1.48,9.

O rali da Finlândia prossegue amanhã, com mais nove especiais. 

Sem comentários: