quarta-feira, 29 de setembro de 2021

A imagem do dia


Bela imagem, hein?

Há trinta anos, na corrida inaugural do Autódromo de Barcelona, acontecia isto: dois carros lado a lado, dos dois incumbentes ao título, mostrando quem era o mais veloz. E como ambos eram equivalentes, como os fundos planos dos carros eram capazes de causar faísca, sempre que roçavam no chão, Nigel Mansell contestava a liderança de Ayrton Senna para o passar.

Apesar de naquela altura Senna ter tudo controlado, depois da asneira que o "brutânico" tinha feito uma semana antes no Estoril, de uma certa maneira, esta imagem é simbolicamente o passar de um testemunho. O McLaren MP4-6 já era um carro inferior ao Williams FW14, e depois de andar aos tropeções nas primeiras provas de 1991, por fim, erguia-se e mostrava-se perante o público, e claro, mostrava a genialidade de Adrian Newey. Ninguém sabia na altura, mas no ano seguinte, aquele iria ser um chassis que dominaria o campeonato.

Mas ver aqueles dois pilotos, já maduros, no auge das suas carreiras, naquela tarde chuvosa na Catalunha, competindo metro a metro pela liderança, foi sem dúvida um grande momento na Formula 1. E é isso que guardamos na memória. 

Sem comentários: