segunda-feira, 18 de outubro de 2021

WRC 2021 - Rali da Catalunha (Final)


Thierry Neuville consolidou a sua liderança no rali e triunfou pela segunda vez na temporada, desta vez no rali da Catalunha. O belga ganhou com um avanço de 24,1 segundos sobre Elfyn Evans, enquanto Dani Sordo ficou com o lugar mais baixo do pódio, a 35,3, na frente de Sebastien Ogier, no segundo Toyota. Com esta classificação, agora a diferença entre os dois Toyota é agora de 17 pontos, com vantagem para o piloto francês.

Ou seja: apesar de estar ao alcance, parece que Ogier tem tudo controlado para conseguir mais um título mundial, o seu último, pois esta será a sua última temporada a tempo inteiro.

Com quatro especiais cumpridas neste domingo, com duplas passagens por Santa Marina e Riudecanyes, o dia começou com dupla vitória de Dani Sordo, que assim consolidou o seu terceiro posto, deixando Ogier para trás e ajudando Elfyn Evans na sua candidatura ao título. Neuville vinha a seguir, mas não atacava, fazia apenas o possivel para se manter na estrada e gerir a vantagem.

Verdade que Sordo acabou por vencer na Power Stage, conseguiu uma vantagem de 1,4 segundos sobre Neuville, 4,2 sobre Evans e 4,5 sobre Ogier. Com isto o francês ficava a 42,1 do vencedor, e adiar a decisão do título para Monza. 

Aliviado por chegar ao final. Foi um fim de semana difícil, mas lutamos muito. Fizemos uma corrida limpa e até perto do final tudo estava perfeito. Infelizmente, [tive de novo] muito estresse antes da última etapa. [Estou desapontado com isso] porque senão o fim de semana teria sido perfeito e agradável. Não sei o que dizer para ser honesto.", disse Neuville, no final do rali.

São pontos para o campeonato. Vim aqui com uma meta mais alta, mas por algum motivo isso não aconteceu. Em um momento difícil, ainda pegamos o que precisávamos para o campeonato. Monza é um rali que fizemos no ano passado, então vamos ver que tipo de vantagem [do campeonato] temos esta noite.", afirmou Ogier, já a pensar no campeonato. 

Depois dos quatro primeiros, Kalle Rovanpera era o quinto, a mais de um minuto e meio, na frente de Gus Greensmith, no seu Ford, a uns distantes 4.17,3. Oliver Solberg não ficou muito longe, a 4,26,7. Nii Solans foi o oitavo, a 4,34,9, na frente do melhor dos Rally2, Eric Camilli, a 9.49,4, no seu Citroen. E no último lugar pontuável ficou o russo Nicolay Gryazin, a 10.05,9.

O WRC termina em novembro, nas estradas à volta de Monza, em Itália.

Sem comentários: