sábado, 23 de outubro de 2021

Formula 1 2021 - Ronda 17, Austin (Qualificação)


Duas semanas depois da terem corrido na Turquia, a Formula 1 volta aos sitios onde não pode ir em 2020, o primeiro dos quais Austin, palco do GP americano. Ali, nas pastagens do Texas, é mais uma etapa no duelo que nos tem prendido na cadeira, entre Max Verstappen e Lewis Hamilton, Red Bull contra Mercedes, os dominantes contra os desafiantes. E isso tudo faz prender os fãs nos seus lugares. Especialmente depois de, na sexta-feira, durante uma das sessões de treinos livres, ambos andaram um ao lado do outro, a distâncias perigosamente curtas um do outro, e o neerlandês decidiu mostrar com o dedo errado que vai para o primeiro lugar.

Agora, com o caldo entornado - de uma certa maneira - as coisas estavam a aquecer, principalmente com a história dos motores e dos componentes que eles terão de trocar e subsequente penalização, agora que ultrapassaram os limites máximos. Valtteri Bottas, por exemplo, por causa disso, iria perder cinco lugares. E Carlos Sainz Jr iria já para o último lugar da grelha, acompanhado de Sebastian Vettel, Geirge Russell e Fernando Alonso.

Com o começo da qualificação, perante dezenas de milhares que celebravam o regresso da Formula 1 a aqueles lugares, os primeiros a marcarem tempo foram os Red Bull de Max e Sergio Perez, 54 milésimos entre eles. Bottas era o terceiro, 138 centésimos atrás dos energéticos. Com o tempo, Verstappen melhora, e era porque não exagerava nas curvas, pois caso passasse a linha vermelha, o seu tempo seria anulado.

Na parte final, Leclerc mete 1.34,153 e os tiffosi piram-se, ao mesmo tempo que Antonio Giovinazzi se despistava a causava a amostragem de bandeiras amarelas, algo que durou pouco tempo. Se na frente, era o monegasco a mostrar-se, na parte de baixo, os que ficam são o Aston Martin de Lance Stroll, os Haas, o Williams de Nicholas Latifi e o Alfa Romeo de Kimi Raikkonen. Que com todas as penalizações, se calhar acabam no meio da grelha...

Com a Q2, as grande novidades são o facto dos pilotos, ao ultrapassarem os limites da pista, acabam penalizados e vêm os seus tempos apagados. eles sabem que darão tudo, e vão para fora, se for preciso, mesmo com os riscos. Na parte final com os pilotos a usarem os médios, Verstappen conseguiu ser melhor que Hamilton, com Norris num surpreendente terceiro posto. Sainz, o melhor dos moles, conseguiu ser sexto. Parece que, em termos de eficácia, ambos os pneus trocaram!  

Entre os que ficavam com a fava estavam os dois Alpine, Russell, Vettel e Gioninazzi. E o britânico da Williams, apesar de não ter conseguido tempo para a fase seguinte, o seu melhor foi apagado porque excedeu os limites da pista. 

E em contaste, estavam os Mercedes, Red Bull, Ferrari, McLaren e Alpha Tauri. 


A parte final da qualificação começou com os olhos em cima de Hamilton e Verstappen para ver quem é que levaria a melhor. O britânico começou a falar que o vento tinha aumentado de velocidade, mas crava 1.33,564, para ser superado por Bottas, com 1.33,475. E os Red Bull superam estes tempos: primeiro, com Max a assumir o primeiro posto, com 1.33,199, antes de Perez melhorar, com 1.33,180, para delírio dos mexicanos que lá foram vê-lo!

E nesta altura, as cinco linhas eram ocupados pelas mesmas equipas: Red Bull, Mercedes, Ferrari, McLaren e Alpha Tauri. Uma grande tarde para os obsessivos-cumpulsivos.

Bottas e Hamilton foram os primeiros a fazer uma última tentativa, e o inglês faz 1.33,139... na altura em que começava a chover! E logo a seguir faz 1.32,910, deixando Perez em terceiro, e Hamilton entre eles. Pelo menos, a chuva apareceu, mas não atrapalhou.


A qualificação, em resumo, mostrou que ali, tudo é possível neste final de semana. E claro, os fãs agradecem imenso. Não é o campeonato que sempre quiseram?

Sem comentários: