quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Formula 1: Marko pede que deixem Masi em sossego


Helmut Marko pediu à Formula 1, e em especial aos seus fãs, para que deixem Michael Masi em paz e sossego. Numa entrevista ao canal de televisão Servus TV, o líder da Red Bull apelou para que a F1 faça alterações de modo a haver uma maior consistência nas decisões do director de corrida e comissários desportivos, especialmente depois dos eventos em Jeddah e Abu Dhabi. E tem esperança que o novo presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, melhore a situação. 

"Temos um novo Presidente da FIA, e o que ouvi dele até agora agrada-me", afirmou Marko à televisão austríaca ServusTV. "Ele quer inovar e acho que devemos pensar no lema que Niki Lauda inventou: 'Deixem-nos correr'. Esse tem de ser o ponto de partida", acrescentou.

"Não há consistência nas decisões e, portanto, temos a sensação de que tudo parece aleatório", explicou, sem se deter: "as regras têm de ser mais precisas, mas os comissários também precisam de se expressar mais claramente e de tomar melhores decisões. Precisamos de saber que se fizermos isto ou aquilo, vamos ter esta ou aquela penalidade. E em outras situações não”.

Marko afirmou que acabar com as comunicações de rádio entre os diretores e a FIA, afirmando que seria benéfico para todos, a começar pelos próprio espetáculo do Grande Prémio.

"Imaginem. [Michael] Masi às vezes só tem segundos, talvez dez ou mais, para tomar decisões. O director desportivo devia, na verdade, receber mensagens dos chefes de equipa e passá-las ao director de corrida, porque ele deve ser livre para decidir. O Director de Corrida não deve ter ninguém a chatear-lhe a cabeça e uma decisão deve ser tomada sem que ninguém possa influenciar a decisão. Então acredito que todos os incidentes, que nos afetaram principalmente na Red Bull, mas também outras equipas como a Mercedes, podem ser evitados", concluiu.

Sem comentários: