quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

A(s) image(ns) do dia






A Formula 1 foi sempre uma competição de segredos. Mas aquilo que irão mostrar na sua exposição em Madrid é de arrepiar. Aliás, só mostram isto porque no caso em questão, o piloto saiu andando, e com queimaduras nas mãos. Como podem ver pelas imagens que coloco aqui, é o que restou do cockpit do Haas de Romain Grosjean, que sofreu aquele acidente explosivo no GP de Shakir, em 2020.

Mas a razão porque eles querem mostrar este carro ao "F1, The Exibition" na capital espanhola, no meio de tantas outras coisas, desde chassis e retratos, passando por capacetes e outros objetos icónicos da modalidade? Para mostrar até que ponto a segurança avançou nestes anos. E como certas coisas, como o Halo, servem agora para salvar vidas, apesar de muitos fãs serem contra, porque... "é feio". Da mesma maneira que as pessoas resmungam que não gostam do barulho dos carros atuais e adoram carros ineficientes porque, em termos de design, eram belos, o ser humano por vezes não entende que a segurança dos pilotos está acima da beleza e se quiser assistir a coisas bonitas, então está na modalidade errada. Como afirmava Enzo Ferrari, os carros bonitos são aqueles que ganham. 

Para mim, que conhece esta modalidade, isto não é mais que o triunfo da tecnologia. Este carro salvou uma vida, algo que nos últimos 70 anos, não existem muitos exemplos. E é essa a verdade.

Sem comentários: