sábado, 25 de fevereiro de 2023

Formula E: Félix da Costa foi o melhor na Cidade do Cabo


O português António Félix da Costa conseguiu a sua primeira vitória do ano, neste sábado à tarde no veloz circuito da Cidade do Cabo, na África do Sul, batendo o francês Jean-Eric Vergne numa ultrapassagem de antologia na penúltima volta da corrida sul-africana. 

A partida começou com o poleman, o francês Sacha Fenestraz, a aguentar os ataques de Mitch Evans, enquanto atrás, os pilotos tentavam ser os mais rápidos em relação à concorrência. Mas no final da primeira volta, Wehrlein tentou travar mas bateu na traseira de Buemi e acabou na escapatória, vítima dos travões. Noutro lugar da pista, Edoardo Mortara também acabava prematuramente a sua corrida. A organização decidiu colocar o Safety Car na pista para retirar os carros acidentados. 

A corrida retomou na sétima volta, com Gunther na frente de Fenestraz. Mas depois perdeu a liderança para Nick Cassidy, com Gunther caia para terceiro. Havia um pelotão entre os da frente, com Félix da Costa a subir no pelotão, especialmente quando começaram os pilotos a passar pelo modo de ataque. O piloto português, quando fez a sua primeira passagem, meteu três minutos, suficiente para passar a quarto, ultrapassando René Rast e Jean-Eric Vergne.

Entretanto, Jake Dennis foi penalizado por causa... da pressão dos pneus, que não ficaram como o planeado, e tinha de passar pelas boxes. 

Na volta 20, Max Gunther falhou a travagem e bateu no muro, oferecendo de bandeja o terceiro posto ao português da Porsche. Segundo Full Course Yellow, no momento em que Fenestraz foi para o Attack Mode, perdendo o segundo posto para Félix da Costa, e o terceiro para Jean-Eric Vergne.

Quatro voltas depois, Cassidy queria regenerar ao máximo e Felix da Costa aprobeitou para ficar com a liderança, e ele ainda tinha um minuto de Attack Mode. Ele afastou-se do pelotão, com Vergne no segundo posto, passando o piloto da Envision. Contudo, quando o português foi para o Attack Mode, perdeu a liderança para o francês. 


Na volta 30, a organização acrescentou duas voltas por causa do Safety Car, e havia um duelo final pela liderança entre Félix da Costa e Vergne, Porsche contra DS Penske. Atrás, Fenestraz era terceiro, passando Cassidy, mas o argentino perdeu o posto para o neozelandês.  

Na penúltima volta, o português conseguiu uma ultrapassagem no braço a Vergne e aguentou o ataque final do francês, acabando por ficar com liderança, conseguindo a segunda vitória da temporada para a Porsche.


No campeonato, Wehrlein continua na liderança, com 80 pontos, contra os 62 de Jake Dennis, os 50 de Jean-Eric Vergne e os 46 de António Félix da Costa. A Formula E continua dentro de um mês, a 25 de março, em São Paulo, no Brasil. 

Sem comentários: