sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

The End: Slim Borgudd (1946-2023)


O sueco Slim Borgudd, que pilotou pela ATS e Tyrrell nas temporadas de 1981 e 1982, morreu nesta quinta-feira aos 76 anos de idade em Coventry, o lugar onde se tinha radicado nos últimos anos. Piloto com um longa carreira no automobilismo, foi bicampeão europeu de... camiões e também teve uma longa carreira na musica, sendo baterias de diversas bandas locais na sua juventude, acabando amigo de Bjorn Ulaevus, um dos integrantes dos ABBA. 

Borgudd estava doente desde há algum tempo, com a doença de Alzheimer, ao ponto de no final do ano passado ter surgido uma coleta na Net para reunir 10 mil libras para ajudar a pagar as despesas para o cuidar no lugar onde estava internado. 

Nascido a 25 de novembro de 1946 em Borgholm, na Suécia como Karl Edward Tommy Borgudd, começou a sua carreira... como musico. No inicio da década de 60 do século passado, colaborou em diversas bandas locais como baterista, onde conhece Ulaevus e colabora em alguns dos projetos posteriores, incluindo os ABBA, como musico de estúdio. Contudo, nesse tempo, compra um Lotus de Formula Ford e começa a sua carreira no automobilismo, chegando a ser campeão sueco de Formula 3, em 1979. Antes disso, em 1972, é vice-campeão de Turismos suecos a bordo de um Volvo 122.

Em 1980, participa no GP do Mónaco de Formula 3, onde acaba na terceira posição, agarrando-se ao chassis para chegar ao fim... porque este começou a desfazer-se! Tenta a Formula 2 europeia, mas sem sucesso.


Em 1981, consegue arranjar dinheiro suficiente para correr na Formula 1, ao serviço da ATS. E o seu amigo Ulaevus corre para salvar a situação, colocando o logotipo do grupo no chassis, esperando que atraia mais investidores. Apesar de um chassis pouco competitivo, consegue ser mais rápido que o outro piloto da equipa, o neerlandês Jan Lammers, suficiente para fazer sair da equipa. No GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, Borgudd aproveitou o caos para acabar a corrida na sexta posição, conseguindo o seu primeiro ponto da carreira, e o primeiro da equipa desde 1979.

As suas performances foram suficientes para que Ken Tyrrell desse um lugar em 1982, onde corre na sua equipa nas três primeiras corridas. Consegue um sétimo lugar no GP do Brasil, mas depois da corrida de Long Beach, o dinheiro acaba e ele sai da equipa, substituído por Brian Henton.

Em 1985, corre na Formula 3000 num Arrows A6 modificado, mas sem resultados, e no ano seguinte faz a mudança... para os camiões, onde se torna competitivo. Torna-se campeão europeu de camiões, e 1986 na Divisão 2, e em 1987 na Divisão 3, ambos em Volvos. Corre em Le Mans nesse mesmo ano de 1987, num Tiga, ao lado do seu compatriota Tryggve Gronvall e do britânico Andrew Ratcliffe, mas acaba por não se qualificar.  

Em 1994, regressa ao Europeu de Camiões, onde é segundo classificado, batido pelo britânico Steve Parrish, mas no ano a seguir, consegue ser campeão pela terceira ocasião, num Mercedes-Benz. Ao mesmo tempo, participa no Nórdico de Turismos, com um Mazda 626, acabando no segundo posto. Acaba por pendurar o capacete em 1997, depois de ter sido quinto classificado no Europeu de camiões, radicando-se em Coventry, abrindo uma preparadora, a Slim Racing, e participava em algumas corridas de clássicos.

Sem comentários: