segunda-feira, 20 de março de 2023

WRC 2023 - Rali do México (Final)



Sebastien Ogier ganhou o rali do México, terceira prova do campeonato do mundo de ralis. Apesar de uma temporada parcial, com apenas quatro ralis, o francês ganhou em todas as suas participações, pois também ganhou em Monte Carlo. E por causa disso... ele é agora o líder do campeonato! 

No final, estava satisfeito com o resultado, e prometeu que iria tentar a sua sorte na Croácia.

"Gosto desta etapa! O carro esteve ótimo neste fim de semana e foi um fim de semana impecável para nós e para a equipa. Como irei fazer o próximo rali na Croácia, é importante largar primeiro na estrada por lá e era importante obter o pontos para a equipa, também. Estou orgulhoso.", comentou.

Thierry Neuville, que conseguiu o segundo posto na última especial, estava algo satisfeito com o resultado, por causa do esforço que teve de suportar ao longo do fim de semana. 

"Fiz o que pude. Acho que Tänak estava com dois pneus macios, então talvez ele tenha conseguido tirar uma pequena vantagem disso. Durante todo o fim de semana estivemos no limite e foi realmente cansativo no final."


Com quatro especiais a serem feitas no domingo, a grande chamada de atenção era o duelo pelo segundo posto, entre Neuville e Evans, já que Rovanpera, a quase um minuto do terceiro lugar, estava sem hipóteses de alcançar. E claro, o belga foi para o ataque: triunfou na primeira passagem por Las Dunas, com 0,2 segundos sobre o galês da Toyota, com Ogier a perder 3,8 segundos e apenas sendo oitavo. 

Evans ganhou em Otates, num especial onde Adrien Formaux quebrou a corrente do alternador do seu Ford, e o galês ganhou 1,7 segundos sobre Neuville. Pierre-Louis Loubet sofreu um furo e também se atrasou. O belga reagiu, ganhando em San Diego, a penúltima especial, 1,5 segundos sobre Tanak e 3.1 sobre Evans, com Ogier a ser quarto, a 3,8. 

No final, na Power Stage de El Brinco, com quase 10 quilómetros, Ogier deu o seu melhor a ganhou, 2.1 segundos sobre Ott Tanak, que neste momento tinha subido aos pontos e acabado na nona posição, com Neuville a ser terceiro, a 2.3 e passando Evans, que foi apenas sexto, a 5,4. Desiludido, o galês explicou que estava a tentar levar o carro até ao fim, depois de ter entortado um dos braços da suspensão do seu Toyota. 

"Não é uma surpresa. Estamos cuidando de um braço de suspensão torto desde o primeiro desta manhã. Tivemos que pegar leve em alguns lugares apenas para ter certeza de que chegaríamos [ao fim]. É uma pena.", comentou, no final.

Depois dos três primeiros, Rovanpera foi quarto, a 1.55,3, mais de um minuto na frente de Dani Sordo, que chegou em quinto, a 2.58,8. Sexto foi Gus Greensmith, a 12.31,5, e o melhor dos Rally2, na frente de Emil Lindeholm, a 13.04,4. Oitavo foi Oliver Solberg, a 13.37,7, na frente de Ott Tanak, que recuperou de um problema no primeiro dia, acabando a 15.19,6. A fechar o "top ten" ficou o Skoda do polaco Kajetan Kajetanowicz, a 15.56,6.

Agora, o WRC atravessa o Atlântico, indo correr no asfalto croata entre os dias 20 e 23 de abril.

Sem comentários: