sábado, 25 de março de 2023

Formula E: foi o melhor na qualificação paulista


O belga Stoffel Vandoorne foi o melhor na qualificação do ePrix de São Paulo, que aconteceu neste sábado. O piloto da DS Penske conseguiu superar na final... o Porsche de António Félix da Costa. A diferença entre ambos foi de 63 centésimos de segundos, o que poderá demonstrar que a corrida, que acontecerá no Sambódromo do Anhembi, poderá ser bem disputada. Mitch Evans, da Jaguar, acabou em terceiro, na frente de Edoardo Mortara, da Maserati.

Quanto a Pascal Wehrlein, o líder do campeonato, irá partir apenas de 18º na grelha.

A qualificação começou como sempre, com a divisão dos pilotos em dois grupos. No A estavam Pascal Wehrlein, André Lotterer, Nick Cassidy, René Rast, Jake Hughes, Sergio Sette Câmara, Nico Muller, Jean-Éric Vergne e Stoffel Vandoorne.

Wehrlein foi o primeiro a instalar-se no topo da tabela, com Andre Lotterer e Nick Cassidy logo a seguir. A seguir apareceram os DS Penskes de Vergne e Vandoorne, que se instalaram no topo da tabela de tempos, antes de Cassidy e Hughes conseguirem tempos suficientes para passar à fase seguinte, acompanhados por Mortara e Vandoorne.

No Grupo B, estavam alinhados Robin Frijns, António Félix da Costa, Sacha Fenestraz, Mitch Evans, Jake Dennis, Max Gunther e Lucas di Grassi. Frijns causou o primeiro momento perturbador, ao parar na pista com o seu ABT Cupra, para depois, Felix da Costa colocar-se como o melhor no grupo. Depois, o Jaguar de Evans e o Andretti de Dennis também colocaram tempos que os permitiam ficar no "top 4", enquanto Lucas di Grassi falhava a entrada numa curva na sua primeira volta lançada e ficava logo de fora da qualificação.

Chegados à fase a eliminar, o primeiro duelo foi entre Mortara e Cassidy, com o suíço a levar a melhor, no segundo, entre Hughes (McLaren) e Vandoorne (DS Penske), o piloto britânico cometeu um erro e o belga levou a melhor. Felix da Costa e Max Gunther protagonizaram o terceiro duelo, com 0,2 segundos a separarem o português do alemão. E o último duelo foi entre os Jaguares de Evans e Bird, favorável ao neozelandês.

Nas meias finais, os duelos eram entre Mortara e Vandoorne, e Felix da Costa contra Evans. No primeiro duelo, o belga levou a melhor, enquanto no segundo, 40 centésimos separaram o português e o neozelandês da Jaguar, favorecendo o piloto da Porsche. 

No final, Vandoorne tornou-se no nono poleman diferente na competição, contra um piloto da Porsche em recuperação, depois de um mau inicio de temporada. Este segundo lugar na grelha mostra que está no caminho certo, depois da vitória na corrida anterior, na Cidade do Cabo. 

A corrida é as 17 horas, horário de Lisboa.  

Sem comentários: