sábado, 13 de setembro de 2008

GP2 - Itália (Corrida 1)

Depois da Formula 1, foi a vez da GP2 correr debaixo de um dilúvio no Autódromo de Monza. Com o título em jogo, muito poderia acontecer... o esquema era simples: Giorgio Pantano seria campeão se o seu mais directo rival, Bruno Senna, não vencesse a corrida. Caso acontecesse, mesmo que Pantano não acabasse a corrida, o italiano seria o novo campeão da GP2 em 2008. Como o brasileiro era 12º na grelha, e Pantano partia da "pole-position" o italiano já tinha nove dedos e meio na taça do campeão...


A corrida começou debaixo de chuva intensa, com um acidente logo na primeira chicane, envolvendo Andreas Zuber, Vitaly Petrov e Kamui Koboyashi. Entretanto, Pantano continuava na frente sem problemas, enquanto que Lucas di Grassi tentava alcançá-lo, e Bruno Senna tentava lá chegar, subindo posições. Outro que começava de muito atrás era Alvaro Parente, que de 21º à partida, a meio da corrida era já o 12º. Contudo, quando foi a sua vez de meter pneus, para o seco, os mecânicos tiveram problemas, partindo um dos encaixes da roda, e o português desistiu.


Quando a pista começou a secar, Senna foi para as boxes e trocou de pneus rapidamente, e esperou para que a água evaporasse mais depressa, para acelerar e recuperar posições. A oito voltas do fim, Pantano parou na boxe, enquanto que na travagem para a primeira chicane, o novo láder, Maldonado, era ultrapassado por Di Grassi.

As voltas finais estavam cada vez mais emocionantes. Pantano, na pressa de aguentar a liderança, pisou a linha das boxes, e levou um "drive through" de penalização. Isso deixava Di Grassi e Maldonado a lutar implacavelmente pela liderança, mas no final, o brasileiro aguentou os ataques e ganhou a corrida. O suiço Sebastien Buemi foi terceiro. Bruno Senna foi somente quinto, e Pantano foi apenas décimo, mas o objectivo estava alcançado: Giorgio Pantano era o novo campeão da GP2, e logo em casa!

Sem comentários: