segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Historieta da Formula 1 - Michael Schumacher na Ligier

Já não se lembram desta, pois não?


Em Dezembro de 1994, a Formula 1 estava em testes de final da temporada, e o circuito português era um dos sitios perferidos das equipas para testarem no Inverno, para fugirem aos rigores do Norte da Europa. Por estas alturas, a Benetton tinha já assegurado o fornecimento dos motores Renault V10, que então pertenciam à Ligier (e foi um dos motivos pelo qual Flavio Briatore tinha adquirido a equipa, deixando-o nas mãos de Tom Walkinshaw).

Como só no final do ano é que a mudança seria formalmente feita, Briatore chamou Michael Schumacher, o novo campeão do Mundo, para que desse umas voltas ao volante de um Ligier modelo JS39B, pilotado nesse ano por Olivier Panis e Eric Bernard, entre outros. O alemão tirou tempos aceitáveis (não deu para bater os Williams e o Jordan de Rubens Barrichello) e foi mais rápido em cerca de um décimo de segundo do que o melhor tempo de Olivier Panis nesse dia.

Depois do teste, Schumacher trocou impressões com o seu então engenheiro, Ross Brawn, falando da maneira como se adaptou ao carro e ao motor Renault. No ano seguinte, já com esses motores, partiu para o seu segundo título mundial.

Quanto à Ligier, ficou com motores Mugen-Honda, e um modelo JS41, autêntica cópia do Benetton B194, pilotados por Martin Brundle e Aguri Suzuki (em part-time), e Olivier Panis, onde conseguiram dois pódios e 24 pontos no campeonato. Já agora, esta história foi inspirada nesta, retirada do F1 Nostalgia, do Rianov Albinov.

2 comentários:

Raúl disse...

aquellos coches no son como los de aora eran mas peligrosos no creo q se atreviera a volver a subir a ahi schumacher y las fotos guapisimas de el ligier

Felipão disse...

Maravilha. Lembro que nessa época, procurei em tudo que era lugar uma foto desse evento e não encontrei.

A internet é muito fera pra isso, com direito a um texto maravilhoso do Continental para explicar tudinho,,,