domingo, 1 de abril de 2012

As crescentes preocupações com a situação barenita

Que pessoal como Bernie Ecclestone quer que o circo da Formula 1 visite o Bahrein a toda a força, é verdade. Que as coisas por aquelas bandas andam tudo menos calmas, também. Mas estamos agora a meras três semanas do GP barenita e parece que as coisas tendem a piorar. Segundo o jornalista James Allen, apesar das garantias de Bernie Ecclestone que tudo irá acontecer, este sábado houve a noticia de uma morte em Manama, a capital, quando um fotografo foi abatido por um grupo de pessoas que atiraram de um carro sem matricula.

Para piorar as coisas, segundo ele, noticias vindas este final de semana da imprensa alemã falam que as equipas estão a elaborar um "plano B" em caso de cancelamento a poucos dias do Grande Prémio, que passaria por uma escala no Dubai, a caminho da Europa, em vez do Bahrein. É que caso haja o tal cancelamento, seria um pesadelo em termos logísticos pois máquinas, equipamento, mecânicos e pilotos terão de ir ao Bahrein, uma semana depois da China.

Assim sendo, os cenários estão a ser desenhados, e muitas das hipóteses não são nada favoráveis, graças à teimosia de Bernie Ecclestone. Desde situações onde enormes manifestações no final de semana do Grande Prémio resultam a que os pilotos e outro pessoal fiquem "reféns" nos seus hotéis, até a que pessoas isoladas entrem na pista em plena corrida, protestando - e claro, arriscando a sua própria vida - como fez aquele parde maluco no GP da Grã-Bretanha de 2003.

Em suma: tudo pode acontecer.

Atualização: as coisas de fato estão complicadas. Joe Saward fala hoje que o presidente do Conselho Barenita dos Direitos Humanos, Nabeel Rajab, foi preso este sábado enquanto que houve mais protestos e confrontos. Rajab, que as autoridades nunca o imcomodaram ao longo deste tempo, apesar das constantes criticas ao governo local, queria organizar um protesto em solidariedade com Abdulhadi Al-Khawaja, que também está preso e entrou em greve de fome. E faltam 22 dias para a corrida...   

Sem comentários: