sexta-feira, 6 de julho de 2012

Formula 1 2012 - Ronda 9, Grã-Bretanha (Treinos)

Já se sabia que o verão britânico iria vira aí em toda a sua força, com o seu tempo maravilhosamente... inclemente, com chuva e tempo relativamente frio durante os três dias que vai durar este fim de semana de Grande Prémio. Com um tempo destes - e num pais que dentro de quatro semanas receberá pela terceira vez na sua história os Jogos Olimpicos - os pilotos tiveram de se sujeitar à falta de tração na pista e os inevitáveis piões e despistes, sempre que tentavam carregar no acelerador um pouco mais do que deviam...

E isso aconteceu nas duas sessões de treinos livres. No primeiro, o melhor foi o Lotus do recém-casado Romain Grosjean, que apesar de uma pequena saída de pista, sem consequências, fez o melhor tempo na frente do Toro Rosso de Daniel Ricciardo, que fez anos nesta semana. Os tempos, claro, foram os esperados em termos de chuva, pois o francês obteve 1.56,552 segundos, mais 275 centésimos do que o australiano da Toro Rosso.

Lewis Hamilton foi o terceiro nesta sessão e o ultimo a ficar no mesmo segundo do melhor tempo, a 672 centésimos, já que Sérgio Perez, o mexicano da Sauber, foi o quarto, a 1,1 segundos de Grosjean. Felipe Massa foi o quinto, a 1.56 segundos, seguido pelo Red Bull de Mark Webber e o segundo Sauber de Kamui Kobayashi. Nico Rosberg e Jean-Eric Vergne, no segundo Toro Rosso, fecharam o "top ten"

Essa sessão teve três novidades, que foram os terceiros pilotos da Force India, o francês Jules Bianchi, o da Williams, o finlandês Valteri Bottas, e o da HRT, o espanhol Dani Clos. Bianchi não marcou qualquer tempo, Bottas foi 13º, enquanto que Clos conseguiu um tempo... 8,4 segundos mais lento do que Grosjean. Em contraste, os Caterham deram nas vistas, com Vitaly Petrov a ser 12º e Heikki Kovalainen um pouco atrás, na 16ª posição, imediatamente na frente de Jenson Button, que apenas fez o 17º melhor tempo...

Pouco depois, foi a segunda sessão de treinos livres, e as coisas não mudaram. O mesmo tempo péssimo, a mesma pista molhada e mais alguns despistes. Fernando Alonso bateu e perdeu a asa da frente, Bruno Senna bateu forte na zona de Hangar Straight - fazendo parar a sessão - e os deslizes do costume. A sessão de treinos não viu nenhum carro a rolar durante 40 minutos, porque se esperava que a chuva parasse para que pudesse rolar em segurança. Quando regressou, foi por pouco tempo, pois Bruno Senna bate e tudo volta à estaca zero por cerca de dez minutos.

Quando os destroços foram recolhidos, e verificando-se que a chuva não tinha voltado, muitos colocaram pneus intermédios, para resguardar os pneus de chuva para a qualificação. E o melhor foi Lewis Hamilton, que conseguiu 1.56,345 segundos com os pneus de chuva forte, ficando na frente do Sauber de Kamui Kobayashi, a 129 centésimos, e do Mercedes de Michael Schumacher, a precisamente 200 centésimos de segundo.

Nico Rosberg foi o quarto, a 222 centésimos, seguido por Sergio Perez, Jenson Button e o Caterham de Heiki Kovalainen, que parece estar a proveitar muito bem esta situação para marcar excelentes tempos. Veremos se isso será suficiente para amanhã... Kimi Raikkonen foi o oitavo no seu Lotus-Renault, atrás de Nico Hulkenberg e Fernando Alonso, que marcou o tempo com intermédios, antes de se despistar e perder o seu aileron dianteiro.

Quatro pilotos não marcaram tempo nesta segunda sessão: o HRT de Pedro de la Rosa, o Red Bull de Mark Webber, o Toro Rosso de Daniel Ricciardo e o Lotus-Renault de Romain Grosjean.

Amanhã é dia de qualificação, e se o boletim meteorológico foi acertado, vai ser outra sessão à chuva. Como será que eles se adaptarão?  

Sem comentários: