terça-feira, 3 de setembro de 2013

As declarações da Red Bull ao anuncio de Daniel Ricciardo

O anuncio de Daniel Ricciardo como substituto de Mark Webber na Red Bull, feito na noite desta segunda-feira, não é uma verdadeira surpresa, especialmente devido aos rumores que indicavam nesse sentido, especialmente depois de Webber ter dito no fim de semana belga que o piloto australiano já tinha sido escolhido para o lugar pela cúpula dirigente da equipa austriaca.

E como seria de esperar, o australiano de 24 anos, que vai na sua terceira temporada na Formula 1, era um homem satisfeito após o anuncio oficial: “Eu sinto muito, muito bem neste momento. É muita a emoção que passa por mim. Desde que entrei na Formula 1, eu esperava que isso acontecesse e, com o passar do tempo, a confiança em mim cresceu e a Red Bull decidiu que era a altura”, começou por afirmar Ricciardo no comunicado oficial da marca.

No próximo ano, eu estarei com a equipa campeã do mundo, possivelmente a melhor da Formula 1 e vão esperar que eu conquiste resultados. Estou pronto para isso. Não estou aqui para andar no décimo posto, eu quero conquistar os melhores resultados para mim e para a marca”, concluiu.

Quanto ao facto de ser agora o novo companheiro de Sebastian Vettel, Ricciardo fez questão de elogiar o seu novo colega de equipa, mas deixou claro que não se deixará intimidar pela companhia do alemão. “Sebastian Vettel já conquistou muitas coisas na sua carreira, mas quero ser colocado contra os melhores. É um desafio pessoal. Esse é o próximo passo, mas não é o último passo”, completou o australiano.

Adrian Newey, o projetista da marca, referiu estar satisfeito com a esolha de Ricciardo: “Poderiamos ter escolhido um piloto mais experiente, alguém com garantias de que nos levaria a determinado nível, ou então dariamos uma chance a um jovem piloto e o ajudariamos a levá-lo a um nivel elevado. Olhamos para essa última hipótese e verificamos que, dos jovens pilotos, Daniel é o mais promissor. Do ponto de vista da Red Bull, isso é adequado porque da nossa parte, ele é a melhor promessa que temos do nosso programa de jovens pilotos", começou por dizer.

A decisão faz-me lembrar de uma decisão semelhante no tempo em que estava na Williams. Nigel Mansell estava a ir embora e precisávamos de alguém ao lado de Alain Prost. Poderíamos ter ficado com Riccardo Patrese ou tentaríamos a sorte com um jovem piloto chamado Damon Hill, que era na altura no nosso piloto de testes. Acho que é bom trazer sangue novo e dar-lhes uma chance", concluiu.

Já do lado dos dirigentes, Christian Horner afirmou a sua satisfação por ter o piloto australiano como o sucessor de Mark Webber na equipa: "É fantástico confirmar que Daniel será o nosso piloto titular em 2014", afirmou Horner no comunicado oficial da equipa. "Ele é um jovem muito talentoso, está comprometido com a equipa, tem grande atitude e, no final, era a escolha mais lógica. Daniel entrou para o programa de jovens pilotos em 2008 e vimos em sua passagem pela Formula 3 e pela World Series que ele é capaz de vencer corridas e campeonatos, pois sempre se destacou em cada uma dessas categorias, por isso temos seguido de perto e com grande interesse seu progresso", acrescentou.

"Além disso, Daniel possui todos os atributos necessários para guiar para nós: ele tem uma grande habilidade natural, tem ótima personalidade e é uma excelente pessoa para se trabalhar. E sabe o que a equipa espera dele", declarou. 

Por fim, Christian ainda ressaltou que a escolha é de longo prazo: "Acho que ele vai aprender tudo rapidamente e estamos pensando de um ponto de vista de médio a longo prazo com relação ao desenvolvimento dele. Este lugar é uma oportunidade maravilhosa e acho que ele será uma grande estrela no futuro", completou Horner.

Sem comentários: