Depois de três dias de domínio, confirmou-se: não só Sebastien Ogier venceu o rali da Alemanha como está quase a tornar-se de novo campeão do mundo, pela terceira vez consecutiva. O piloto de 32 anos está prestes a consolidar uma era de domínio de pilotos franceses, depois de uma década de conquistas por parte de Sebastien Löeb. E ainda por cima, neste rali, onde os Volkswagen jogavam em casa, ficaram com o monopólio: Jari-Matti Latvala ficou com o segundo lugar - e venceu a Power Stage - com Anders Mikkelsen a ficar com o lugar mais baixo do pódio.
"É um alívio grande. Sentimos a pressão para vencer durante todo o fim-de-semana e conseguimos um 1-2-3. Estou muito perto do terceiro título. Estou muito, muito feliz", afirmou Ogier junto ao controlo da última especial.
"É um alívio grande. Sentimos a pressão para vencer durante todo o fim-de-semana e conseguimos um 1-2-3. Estou muito perto do terceiro título. Estou muito, muito feliz", afirmou Ogier junto ao controlo da última especial.
Mas a ação do último dia de rali começou com... algo diferente. O galês Elfyn Evans conseguiu quebrar o monopólio da Volkswagen ao conseguir ser o mais veloz na primeira passagem por Stein & Wein, conseguindo um avanço de 0,6 segundos sobre Jari-Matti Latvala, e de 2,4 segundos sobre Dani Sordo. O finlandês ganhou 2,2 segundos sobre Ogier, que foi quarto na etapa, mas ele já estava confortável na primeira posição. Atrás, Quem não era nada feliz no início do último dia de rali foi Martin Prokop. 13º da geral à partida, o checo do Ford Fiesta teve dois furos no seu carro e como só tinha uma roda suplente foi forçado a abandonar.
Na classificativa seguinte, a primeira passagem por Dronthal, tudo voltava ao "normal", com Latvala a ser o mais veloz, conseguindo 2,5 segundos de vantagem sobre Dani Sordo e nove segundos sobre Sebastien Ogier. Algo que deixou o finlandês aliviado e de consciência limpa, por causa dos seus erros no passado. "Agora que fiz estas duas especiais, posso relaxar um pouco. Nunca fiz este troço tão bem. Agora sei onde cometi o meu erro no ano passado. As notas eram demasiado rápidas. Gostava de me meter numa máquina do tempo", confessou.
Na segunda passagem por Stein & Wein, Ogier voltou às vitórias, deixando uma vantagem de 0,5 segundos sobre Anders Mikkelsen, enquanto que Latvala perdia quatro segundos e era apenas... oitavo na etapa, mas isso não alterava a classificação geral. Feita a Power Stage, que foi a segunda passagem por Dronthal, Latvala foi o melhor, mas Ogier venceu com uma vantagem de 23 segundos sobre o seu companheiro de equipa. Anders Mikkelsen conseguiu o lugar mais baixo do pódio, a um minuto e 56 segundos, aguentando a investida de Dani Sordo, que foi quarto, a dois minutos e nove segundos do vencedor.
Thierry Neuville, o (inesperado) vencedor no ano passado, acabou por ser quinto, perdendo o duelo pessoal com Sordo, com uma desvantagem de dois minutos e 33 segundos, enquanto que Elfyn Evans foi o melhor dos Ford e foi sexto classificado. Mads Ostberg foi o melhor dos Citroen e foi sétimo classificado, na frente de Ott Tanak, o terceiro Hyundai de Haydon Paddon e do Citroen de Stephane Lefebvre.
O WRC regressa à ação entre os dias 10 e 13 de setembro, em paragens australianas.
Na classificativa seguinte, a primeira passagem por Dronthal, tudo voltava ao "normal", com Latvala a ser o mais veloz, conseguindo 2,5 segundos de vantagem sobre Dani Sordo e nove segundos sobre Sebastien Ogier. Algo que deixou o finlandês aliviado e de consciência limpa, por causa dos seus erros no passado. "Agora que fiz estas duas especiais, posso relaxar um pouco. Nunca fiz este troço tão bem. Agora sei onde cometi o meu erro no ano passado. As notas eram demasiado rápidas. Gostava de me meter numa máquina do tempo", confessou.
Na segunda passagem por Stein & Wein, Ogier voltou às vitórias, deixando uma vantagem de 0,5 segundos sobre Anders Mikkelsen, enquanto que Latvala perdia quatro segundos e era apenas... oitavo na etapa, mas isso não alterava a classificação geral. Feita a Power Stage, que foi a segunda passagem por Dronthal, Latvala foi o melhor, mas Ogier venceu com uma vantagem de 23 segundos sobre o seu companheiro de equipa. Anders Mikkelsen conseguiu o lugar mais baixo do pódio, a um minuto e 56 segundos, aguentando a investida de Dani Sordo, que foi quarto, a dois minutos e nove segundos do vencedor.
Thierry Neuville, o (inesperado) vencedor no ano passado, acabou por ser quinto, perdendo o duelo pessoal com Sordo, com uma desvantagem de dois minutos e 33 segundos, enquanto que Elfyn Evans foi o melhor dos Ford e foi sexto classificado. Mads Ostberg foi o melhor dos Citroen e foi sétimo classificado, na frente de Ott Tanak, o terceiro Hyundai de Haydon Paddon e do Citroen de Stephane Lefebvre.
O WRC regressa à ação entre os dias 10 e 13 de setembro, em paragens australianas.
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