Duas semanas após a corrida húngara, a Formula 1 estava em paragens belgas para correr em mais um dos clássicos do automobilismo, que é Spa-Francochamps. Contudo, naquele ano, a corrida tinha ficado em perigo por causa das leis anti-tabágicas então aprovadas naquele país. Após um braço de ferro entre a FIA e o governo belga, este cedeu e fez das corridas de Formula 1 um grande excepção à sua lei.
No paddock, havia algumas mudanças para 2001, com a BAR a anunciar que Olivier Panis seria o seu piloto no lugar de Ricardo Zonta, para correr ao lado de Jacques Villeneuve, enquanto que a Sauber anunciou que Mika Salo seria piloto da Toyota, que tinha decidido que iria entrar na Formula 1 em 2002. Na Williams, Frank Williams decidiu que Jenson Button iria para a Benetton na proxima temporada em regime de empréstimo, com a ideia de que ele poderia voltar para a equipa em 2003 ou 2004, já mais maduro com a experiência.
Apesar do tempo ter alternado entre a chuva e o tempo seco, a qualificação acabou com Mika Hakkinen a conseguir o melhor tempo, na frente do Jordan de Jarno Trulli, com a segunda fila a ter um surpreendente Jenson Button no terceiro lugar, na frente de Michael Schumacher. David Coulthard foi o quinto, seguido pelo segundo Williams-BMW de Ralf Schumacher. Jacques Villeneuve, no seu BAR-Honda, foi o sétimo, seguido pelo segundo Jordan-Honda de Heinz-Harald Frentzen. A fechar o "top ten" ficaram o Jaguar de Johnny Herbert e o Ferrari de Rubens Barrichello.
O dia da corrida começou com chuva - que afetou o "warm up" - mas na hora da corrida, a chuva tinha parado. Contudo, o asfalto não estava seco e a temperatura estava baixa, logo, a organização decidiu que a corrida largaria atrás do Safety Car. Sem volta de formação, este voltou para as boxes após a primeira volta e esta arrancou com Hakkinen na frente. Trulli era o segundo, pressionado por Button, que o tentou passar na volta 4, mas sem sucesso. Aliás, na tentativa, este saiu largo na Paragem do Autocarro e perdeu o lugar para Michael Schumacher.
Na volta seguinte, o alemão subiu ao segundo posto ao aproveitar um erro de Trulli em La Source, com este a tentar voltar à pista no momento em que passava Jenson Button. O choque foi inevitável, com o italiano a desistir de imediato, enquanto que o britânico prosseguiu a corrida, sem danos de maior.
Por essa altura, Schumacher já tinha um atraso de dez segundos a Hakkinen, e precisamente no momento em que a pista estava suficientemente seca para que se fizesse as trocas para secos. Hakkinen e Schumacher pararam na volta oito, com o resto do pelotão a fazer na volta seguinte, com Jean Alesi a conseguir voltar às boxes na quarta posição. Ele, que tinha conseguido apenas... o 17º tempo nos treinos!
Nas voltas seguintes, Schumacher fez uma data de voltas rápidas e diminuiu a diferença para Hakkinen para 4,5 segundos. Contudo, na volta 13, Hakkinen despistou-se na curva Staevlot, sem consequências, mas perdeu a liderança para Schumacher. Nas voltas seguintes, o alemão aumentou a vantagem para onze segundos, no final da volta 22, enquanto que o seu irmão Ralf era o terceiro, dez segundos atrás de Hakkinen. Schumacher foi o primeiro para reabastecer na volta seguinte, voltando à pista no terceiro posto. Hakkinen parou quatro voltas depois, seguido por Ralf Schumacher.
Hakkinen tinha voltado de forma mais leve à pista, mas parecia que Schumacher estava inalcançável. Contudo, os pneus do alemão começavam a degradar-se mais rapidamente do que os do finlandês, e ele tentava arrefecê-los passando-os na zona molhada. Gradualmente, Hakkinen apanhava-o e na volta 40, já estava atrás dos seus escapes.
E foi a partir daqui que as coisas ficaram excitantes. Hakkinen tentou passá-lo na travagem para Les Combes, mas o alemão bloqueou-o. Ambos tocaram, mas os danos foram menores na asa do finlandês. Mas este não desistiu e na volta seguinte, ambos estavam na reta Kemmel quando viram o BAR de Ricardo Zonta. Ambos tiveram de se desviar dele, com o alemão da Ferrari a ir pela esquerda e o finlandês da McLaren na direita. Na travagem para Les Combes, o finlandês levou a melhor e ficou com o comando.
A partir dali, este foi para a meta no lugar mais alto do pódio, com um avanço de 1,1 segundos sobre o piloto da Ferrari. Ralf Schumacher ficou com o lugar mais baixo do pódio, na frente de David Coulthard, no segundo McLaren, enquanto que nos ultimos lugares pontuáveis ficaram o segundo Williams de Jenson Button e o Jordan de Heinz-Harald Frentzen.
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