quarta-feira, 28 de outubro de 2015

As conclusões surpreendentes do acidente de Sainz em Sochi


A Formula 1 vai para Hermanos Rodriguez, no México, mas um acidente, há três semanas, ainda faz mexer as rotativas. O embate de Carlos Sainz Jr. contra os rails de proteção, durante os treinos livres do GP da Rússia, em Sochi, demonstrou que a sua dinâmica foi completamente diferente da que foi pensada inicialmente. Pelo menos é o que diz a FIA, na conclusão do seu inquérito, divulgado no final da semana passada.

Segundo do site Motorsport.com, acreditava-se inicialmente que o Toro Rosso do piloto espanhol entra penetrado para além das barreiras de espuma devido ao baixo perfil aerodinâmico do seu carro, mas vistas as imagens do acidente, viu-se que as barreiras cumpriram a sua missão antes destas ricochetearem no chassis. E foi esse movimento que prendeu Sainz Jr ao seu carro, impedindo a sua retirada pelos comissários de pista.

As barreiras conseguiram, contudo, parar o carro: durou quatro metros para ele desacelerar de 153km/hora para o zero.

"Foi uma parada muito extrema, e é um desempenho bastante notável que tanto o carro, como as barreiras permitiram ao piloto sair ileso do acidente", começou por dizer Laurent Mekies, o diretor de segurança da FIA. "A partir da análise do vídeo, você vê a barreira a subir entre os 167 e os 200 millisegundos, na parte final do impacto, quando o carro acabou por parar. E ele fez isso após o impacto nas barreiras de proteção, que é uma coisa muito importante porque causou algumas preocupações para a equipe de resgate", continuou.

"Foi uma situação muito diferente em comparação com um carro que passa debaixo da barreira. É, obviamente, uma conclusão muito diferente em relação ao que foi inicialmente sentido, e isso deu-nos um grande desafio para resolver como evitar este ricochete, mas também está a dar-nos confiança em relação ao desempenho da barreira e do carro neste tipo de acidente", concluiu.

Espantado também com estas conclusões ficou o delegado da GPDA, Alexander Wurz, afirmando que os números eram impressionantes, especialmente porque o piloto de 20 anos acabou por correr no dia seguinte.

"Em jeito de conclusão, podemos dizer que estes numeros são realmente impressionantes e é graças a todo o intenso trabalho que tem sido feito [em termos de segurança]", afirmou Wurz. "A Formula 1 está sempre a se esforçar para encontrar soluções mais seguras", continuou.

"A questão que surgiu sobre ele ter passado a barreira é algo que vai certamente ser tratado, e nós reasseguraremos que os motoristas entenderão tudo. O protocolo de crise e a gestão de risco, tudo isso foi feito de uma forma muito satisfatória, e os todos os pilotos ficaram agradados com isso", concluiu.

Como é sabido, Sainz Jr passou a noite no hospital em observação e teve alta no dia seguinte, acabando por correr em Sochi, desistindo na volta 45 devido a problemas de travões.

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