quinta-feira, 15 de setembro de 2016

A imagem do dia

Ontem, vimos e aplaudimos o feito de Alex Zanardi, ao conseguir a medalha de ouro nos Jogos Paralimpicos do Rio de Janeiro. E hoje, passam-se 15 anos do seu grave acidente na oval de Lausitz, na Alemanha, onde perdeu ambas as pernas no impacto, e não se perdeu a vida, porque ele contrariou todas as expectativas.

É verdade que Zanardi nasceu de novo naquele dia, e muitos pensam sobre os grandes feitos que ele fez na CART, onde alcançou dois títulos antes de ir para a Formula 1, em 1999. Mas o que pouca gente pensa foi como é que ele estava no período de 2000 e 2001.

No final de 1998, Zanardi tinha tudo: vencera o campeonato CART pela segunda vez consecutiva, era um dos melhores pilotos em terras americanas, tinha o mundo aos seus pés. Depois, um contrato milionário pela Williams poderia mostrar não só que aquilo que tinha alcançado não era um acaso, como também mostrar que na Formula 1, também poderia ombrear com os melhores. Ledo engano: não pontuou na temporada de 1999 e foi despedido no final dessa temporada, apesar de assinado contrato até 2001.

Com uma indemnização "gorda" (quatro milhões de dólares) da Williams, Zanardi deu-se ao luxo de não correr no ano 2000, mas queria um regresso à CART. Mo Nunn, o homem por trás da Ensign, que tinha nesse ano voltado a ser dono de uma equipa, deu-lhe um teste e mostrou-se competitivo, acabando por assinar para a temporada de 2001.

Mas se esperavam que aparecesse o Zanardi avassalador dos tempos de Chip Ganassi... ledo engano. Só pontuou na quarta corrida, em Motegi, onde foi sétimo e fez a volta mais rápida, e foi quarto em Toronto, tendo apenas 24 pontos quando chegou à prova de Lausitzring, que se estreava no calendário CART naquele ano. A corrida aconteceu num sábado, quatro dias depois dos eventos de Nova Iorque e Washington, e o orgulho americano estava no píncaros, (embora irónicamente eles estavam a correr no estrangeiro...) e Zanardi até estava a conseguir a sua melhor corrida do ano, quando a doze voltas do fim, decidiu fazer um "splash and dash". E o resto é conhecido de todos...

Sem comentários: