domingo, 16 de setembro de 2018

WRC 2018 - Rali da Turquia (Final)

Ott Tanak venceu pela terceira vez seguida e tornou-se num sério candidato ao título mundial em 2018, depois de ver os seus maiores rivais, Sebastien Ogier e Thierry Neuville, tinham desistido nas difíceis classificativas turcas. Agora, Tanak está agora a apenas 13 pontos de Thierry Neuville, que lidera o campeonato e tem 10 pontos de vantagem para Sebastien Ogier, que agora é terceiro.

O rali foi muito difícil. Na sexta-feira, sabíamos que, se estivéssemos nos cinco ou seis primeiros, seria muito bom. Mas também sabíamos que este não era um rali onde os mais rápidos ganhariam, seria o mais esperto a fazê-lo. Conseguimos fazer o rali sem qualquer problema. Foi um grande esforço da equipa, por isso, estamos muito felizes. Agora, as contas do campeonato estão interessantes. Vamos continuar a dar tudo”, disse o piloto estónio.

Com quatro especiais a serem cumpridas este domingo, Neuville e Ogier estavam em recuperação para ver se conseguiam sacar pontos na Power Stage. E por causa disso é que Thierry Neuville venceu a primeira especial do dia, a primeira passagem por Marmaris. Tanak foi quinto, a 8,2, mas mais importante, ficou na frente de Latvala, sexto a 10,2 segundos.

Depois, em Ovacik, Ogier foi o vencedor, com Tanak em terceiro, 3,2 segundos do francês, e de novo, com Latvala atrás dele, a 5,7 segundos. Com a distância entre ambos os pilotos da Toyota a alargar-se, parecia que o vencedor já estava decidido. Ogier voltou a vencer em Gokçe, com Tanak em terceiro, na frente de Latala. E na Power Stage, Thierry Neuville foi o melhor, 1,7 segundos na frente de Ogier, com Tanak em terceiro, de novo na frente de Latvala. 

No final, Tanak venceu com 22,3 segundos sobre Latvala, e Paddon foi o terceiro a um minuto, 46,3 segundos. Teemu Suninen foi o quarto, a quase cinco minutos do vencedor, na frente de Andreas Mikkelsen, a sete minutos, 11,7 segundos. Henning Solberg foi o sexto e o melhor dos WRC2, a 13 minutos, 40,6 segundos, na frente de Jan Kopecky, a 18 minutos, 25,2 segundos. Simone Tempestini foi oitavo, a 19 minutos, 37,1 segundos, e a fechar o "top ten" ficaram o britânico Chris Ingram e o francês Sebastien Ogier, a vinte minutos e 51 segundos.

No campeonato, Thierry Neuville comanda, com 177 pontos, seguido por Tanak, com 166, e Ogier, o terceiro, com 154. O campeonato prossegue entre os dias 4 e 7 de outubro, em paragens do País de Gales.

Sem comentários: