sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

WRC: Jari-Matti Latvala é o novo diretor desportivo da Toyota


O finlandês Jari-Matti Latvala vai ser o novo diretor desportivo da Toyota para o WRC a partir de 2021. O antigo piloto de 35 anos sucederá a Tommi Makinen, que será conselheiro para a marca, numa equipa que manterá o alinhamento para a próxima temporada, com Sebastien Ogier, Kalle Rovanpera, Elfyn Evans e Takamoto Katsuta como pilotos.

Sinto-me realmente honrado por assumir esta posição com a equipa, e pela confiança que Akio Toyoda tem demonstrado em mim. Estou realmente entusiasmado por continuar o trabalho que ele começou juntamente com o Tommi, tendo feito parte desta equipa desde o início como piloto. Agora, como Diretor da Equipa, tenho de ver o panorama geral: Tenho de motivar todos os membros da equipa a trabalhar em conjunto para alcançar os melhores resultados. É um novo desafio e estou pronto para ele”, começou por dizer.

"O Tommi fez um trabalho fantástico, construindo a equipa a partir do zero e trazendo o sucesso que ela tem hoje em dia. Claro que há sempre espaço para melhorias e eu quero usar o que aprendi ao longo dos anos como piloto e trabalhar em conjunto com os diretores da equipa para a tornar tão bem sucedida quanto possível.", continuou.

"A temporada 2021 está mesmo ao virar da esquina, mas todo o ‘pacote’ já está lá dentro, com um carro comprovado e a mesmas fortes duplas de pilotos. Todos sabem o que tem de ser feito para preparar o Rallye Monte-Carlo em janeiro”, concluiu.

Aos 35 anos de idade, e filho de Jari Latvala, campeão finlandês de Grupo N em 1994, Latvala teve uma carreira bem longa no WRC. Ao todo, fez 209 ralis, começando em 2002, aos 16 anos de idade, mostrou-se em 2006, ao ser piloto da Stobart Ford e no Rali da Suécia de 2008, tornou-se no piloto mais jovem de sempre a triunfar, aos 22 anos, batendo o recorde do seu compatriota Henri Toivonen. Esteve na Ford até 2012, passando para a Volkswagen, onde ficou até ao final das operações da marca alemã, em 2016, indo a partir daquela altura para a Toyota, onde ficou até 2019. 

Ao todo, alcançou 18 vitórias, sempre tendo como nevagador Mika Anttila, e foi vice-campeão em 2010, 2014 e 2015, tendo também sido terceiro classificado em 2012 e 2013.

Sem comentários: