quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Noticias: Yuki Tsunoda é piloto da Alpha Tauri


O japonês Yuki Tsunoda foi confirmado como piloto da Alpha Tauri para 2021, no lugar do russo Daniil Kvyat. Piloto vindo da Formula 2, será o terceiro estreante na Formula 1 na próxima temporada, depois do alemão Mick Schumacher e do russo Nikita Mazpein, ambos na Haas. Aos 20 anos de idade - nasceu a 11 de maio de 2000 - é mais um produto do programa de jovens pilotos da Red Bull que chega à Fórmula 1, desta feita com muita ‘mão’ da Honda. E ele será o primeiro piloto japonês presente na categoria máxima do automobilismo desde Kamui Kobayashi, em 2014, quando correu na Caterham.

Como a maioria dos pilotos, o meu objetivo sempre foi correr na Formula 1, por isso estou muito feliz com esta notícia.", começou por dizer, em comunicado oficial. "Quero agradecer à Scuderia AlphaTauri, à Red Bull e ao Dr. Marko por me terem dado esta oportunidade, e claro que todos da Honda, por todo o seu apoio até aqui na minha carreira, dando-me grandes oportunidades para correr na Europa. Tenho também que agradecer às equipas com que corri até aqui, particularmente a Carlin, com que aprendi muito este ano. Compreendo que no próximo ano estarei a carregar as esperanças de muitos adeptos japoneses da Formula 1 e farei o meu melhor por eles, também”.

Franz Tost elogiou a sua velocidade e determinação, e espera que ele mantenha isso na Formula 1. 

A Red Bull tem vindo a seguir a carreira do Yuki há já algum tempo e estou certo de que ele será um grande trunfo para a nossa equipa. Ao observá-lo na Formula 2 este ano, ele demonstrou a mistura certa de agressividade em corrida e boa compreensão técnica. Durante o teste em Imola, em novembro, quando pilotou o nosso carro de 2018, os seus tempos de volta foram muito consistentes durante uma simulação de corrida, ele progrediu ao longo do dia e deu aos nossos engenheiros um feedback útil. Além disso, a sua integração com os engenheiros da Honda tem sido perfeita, o que certamente ajuda. No teste em Abu Dhabi esta semana, ele provou ser um aprendiz rápido e que está pronto para dar o passo para a Formula 1”.

Tsunoda começou aos 16 anos nos monolugares da Formula 4 japonesa, em 2016, acabando por ser campeão em 2018, para logo a seguir subir à Formula 3 europeia, onde ao serviço da Motopark, ser quarto classificado na temporada de 2019. Em 2020 foi para a Formula 2, correndo ao serviço da Carlin, acabando no terceiro lugar do campeonato, com três vitórias e sete pódios.

Sem comentários: