sexta-feira, 5 de março de 2021

WEC: Organização anuncia mudanças no calendário


Com a noticia do adiamento das 24 Horas de Le Mans para agosto, a WEC e a FIA decidiram fazer mais alterações no calendário. Agora, a abertura do campeonato será em Spa-Francochamps, a 26 de abril, com o prólogo, uma semana antes da corrida, a 1 de maio, um sábado, como forma de comemorar o centenário do circuito belga. Quanto à ronda portuguesa, que tinha sido marcada como a prova de abertura, foi adiada para o dia 11 de junho, onde terão garantia de que haverá espectadores. As decisões foram aprovadas depois da reunião da FIA Motorsport Council desta semana.

Para além destas alterações, todo o resto se mantêm inalterado, ou seja, as Seis Horas de Monza continuarão a se realizar no meio de julho, antes das 24 horas de Le Mans, bem como as rondas de Fuji, no final de setembro, e do Bahrein, no final do ano.

Frédéric Lequien, CEO da FIA WEC, agradeceu aos organizadores por terem tido a abertura de espírito para fazerem as alterações necessárias: “Gostaria de agradecer às nossas equipas, fornecedores, parceiros, a FIA, os organizadores do circuito de Portimão e Spa-Francorchamps, a equipe LMEM e muitos outros por sua cooperação no que continua a ser difícil tempo para todos. A nova data para Portimão vai dar-nos mais hipóteses de permitir a presença dos adeptos e estamos certos que a mudança de horário é mais favorável para todos”, afirmou.

Já Pierre Fillon, presidente do Automobile Club de l’Ouest, falou sobre asa razões destas alterações no calendário de 2021. 

Devido à situação de pandemia em curso, temos de ser extremamente flexíveis nas nossas tomadas de decisão. Estamos continuamente nos adaptando às decisões do governo, especialmente às restrições a viagens entre diferentes países. Após as discussões com os competidores do WEC, não temos escolha a não ser atrasar o início da temporada. No entanto, conseguimos manter todas as rodadas no calendário, que é nossa prioridade número um. Agora estamos ansiosos para a corrida de abertura em Spa em maio e para ver os Hypercars batalharem na pista pela primeira vez.

Sem comentários: