quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

A(s) image(ns) do dia




As imagens podem ser contrastantes, mas são igualmente merecedoras. Enquanto Lewis Hamilton recebia a sua condecoração de cavaleiro no Castelo de Windsor, perante o príncipe Carlos, mais acima, em Milton Keynes, Max Verstappen era recebido em festa na sede da Red Bull com fumos laranjas, a cor dos Países Baixos.

Numa temporada definida apenas na última volta, e com gente ainda inconformada com o resultado, as imagens parecem mais de satisfação não só por aquilo que fizeram ao longo do ano, como também por aquilo que fizeram na carreira, os seus serviços desportivos, de prestígio para a nação britânica - sete títulos mundiais, igualando Michael Schumacher - e o seu legado para além do desporto.

Para a Red Bull, passar a ideia de que a Mercedes não é invencível foi ótimo para a sua autoestima, mas também para a Formula 1, que está a ganhar cada vez mais adeptos por causa de programas como o "Drive to Survive". Uma temporada disputadíssima, com momentos de tensão, e numa era onde as quebras mecânicas são pouco mais do que zero, um momento de fraqueza revelou-se decisivo. Poderia ter sido em Baku, quando o pneu de Max Verstappen rebentou, ou em Silverstone, quando ambos colidiram na entrada da curva Copse, mas foi apenas quando numa situação de Safety Car, e um foi às boxes e o outro não. Com duas máquinas idênticas, foram momentos humanos os mais decisivos.

Como disse no domingo: glória aos campeões, honra aos vencidos. E em 2022, com novas máquinas, e novos tipos de pneus, veremos que tipo de campeonato isto nos providenciará. 

Sem comentários: