quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

As reações da derrota da Mercedes na Formula 1


A discussão do título de Formula 1 de 2021 ainda não acabou, e alguns já afirmam que o apelo da Mercedes é mais uma forma de dizer ao mundo que não sabe perder. E não é só Helmut Marko que o diz. Gente como Norbert Haug e Bernie Ecclestone apoiam essa decisão de largar o apelo e sancionar o título de Max Verstappen.

Numa declaração à Servus TV, Marko ridicularizou a Mercedes ao afirmar que viajou "com os melhores advogados", contrastando com eles. “Nós viajamos com os melhores engenheiros. A Mercedes viaja com os melhores advogados", começou por dizer. “Compreendemos a frustração. Mas se perdes, tens que aceitar isso. O que eu não entendo é que eles também tiveram a oportunidade de fazer uma paragem nas boxes e não fizeram isso. Portanto, foi o erro deles.”, continuou.

Levamos apenas os engenheiros mais bem pagos para tirar o máximo proveito do carro. Portanto, não podemos realmente entender como eles se comportaram após a corrida”, concluiu.

Curiosamente, quem se junta nos apelos para que a Mercedes abandone o apelo é Norbert Haug, antigo diretor desportivo da Mercedes nos tempos da McLaren, entre 1997 e 2004. O alemão afirma que esta reação é em parte, emocional.

"Viram a sua equipa parceira [o Williams de Nicolas Latifi] bater na parede e todos sabiam que, se o safety car saísse, seria difícil para eles. Não importa o que eles fizessem, era problemático. É claro que a raiva vem à tona. Não fizeram nada de errado e ainda assim perderam. Mas ninguém vai esquecer que foi uma temporada incrível.”, começou por dizer.

Via da regra, esses recursos não são frequentemente acatados. Não quero ver os acontecimentos da perspetiva da Mercedes, mas o automobilismo treina-te a aceitar estas derrotas”, concluiu o alemão.

Já Bernie Ecclestone, o antigo todo-poderoso da Formula 1, de 91 anos, não gostou do final da corrida e de uma certa maneira, lamenta este final do campeonato. “O desporto está a sofrer porque não se trata mais apenas de competição, mas apenas do interesse de alguns indivíduos”, disse Ecclestone ao jornal Munchner Merkur. “Todos estes chefes de equipa no rádio, a tentar influenciar as decisões do diretor da prova durante a prova, significa apenas que a grande competição entre Max e Lewis está completamente perdida.”, continuou.

Amanhã é a gala de prémios da FIA e a Mercedes ainda continua com a intenção de recorrer ao Tribunal de Apelo da FIA, em Paris, e as coisas poderão se atrasar na confirmação dos campeonatos, correndo o risco de só se decidir em 2022.

Sem comentários: