terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Noticias: Villeneuve diz que duelo de Jeddah foi de "karts de aluguer"


Jacques Villeneuve comentador não tem papas na língua, e depois de ver o que se passou em Jeddah, no domingo, não coibiu de dizer o que pensava de tudo isto. E chamou o duelo de Lewis Hamilton com Max Verstappen de "karting de aluguer".

Não foi Formula 1, foi uma corrida de karting de aluguer. Foi tudo errado. Portanto, não tenho a certeza do que dizer. Se queres um espetáculo de Hollywood, hoje foi espantoso. Mas será isto Formula 1? Não sei.", começou por dizer em declarações à Autosport britânica. "E é difícil ficar neutro, é difícil dar um comentário sobre o que aconteceu todas as vezes e ser percebido como neutro. Você sempre será percebido como tendo um lado, e é aí que se torna um pouco demais."

Foi ótimo para os fãs. Isso provavelmente aumentará a audiência. O que é ótimo para F1. Mas estamos começando a nos afastar [da pureza] do desporto, só isso. Então, no final das contas, depende se você é purista ou não.”, continuou.


Para além disso, o canadiano questionou as táticas de defesa de quer Max, quer de Lewis, ao longo da corrida. Afirmou que nenhum deles sai bem na fotografia.

"Max saiu e ganhou uma vantagem", disse ele sobre o polêmico incidente de passagem na Curva 1, na segunda largada da prova. "Por outro lado, suas rodas dianteiras estavam à frente das rodas traseiras de Lewis. E nas regras diz que se isso acontecer, você tem que ceder o direito de passagem, o que Lewis não fez. Então, qual regra você deve seguir nesse ponto? Max teria feito 'corta-mato' se Lewis tivesse deixado espaço suficiente ou não? Isso nunca saberemos."

Bem vistas as coisas, sim, Max cortou, ele provavelmente não iria conseguir de qualquer maneira. Mas você segue a regra na letra da lei ou a sua intenção? Aqui, torna-se muito difícil permanecer neutro. Todos eles jogam esses pequenos truques normalmente. Quando Lewis os faz, ele os faz de uma maneira que sempre há a dúvida se ele fez de propósito ou não. Foi a mesma coisa contra [Nico] Rosberg. Quando Rosberg fez isso, ele foi apanhado e passou por 'sujo'".

Quando Lewis estava fazendo isso, ele não fez de propósito, é limpo. E ele é um mestre nisso e é incrível nisso, é claro.

Villeneuve também detonou Michael Masi pela comunicação rádio entre ele, a Red Bull e a Mercedes para negociar uma punição, bem como as atitudes de Toto Wolff, Christian Horner e Helmut Marko ao longo da corrida e do fim de semana. E deixa no ar que Abu Dhabi é uma pista Red Bull, apesar da vantagem do motor Mercedes.

"Um acordo sendo feito [daquela maneira]? Nunca ouvi falar disso. Não está nas regras. Aquele, eu não entendi."

"E depois quando se veem os chefes de equipa, todos gritam, e pressionam até os comissários de pista e torna-se ridículo. Tornou-se realmente ridículo. Estamos a começar a afastar-nos do desporto. Quer dizer, penso que hoje Frank [Williams] se terá virado na sua sepultura, vendo esta corrida.

"[Abu Dhabi] é uma pista da Red Bull. Mas com o motor que Lewis tem, todas as pistas são agora dele .Que ganhe o melhor piloto, mas que não aconteça nada como na última corrida e que não seja um espetáculo de Hollywood, pelo menos não na última corrida. Já tivemos [a nossa dose] de êxitos de Hollywood este ano”, concluiu.

Sem comentários: