sábado, 29 de janeiro de 2022

Formula E: Nyck de Vries é pole em Ad Diyriah


O neerlandês Nyck de Vries conseguiu a sua primeira pole da temporada, e segunda seguida da Mercedes, na pista de Ad Diyriah, neste sábado. Ele bateu na final o Venturi de Eduardo Mortara, enquanto António Félix da Costa foi sétimo, depois de ter cometido um erro na fase a eliminar, impedindo de seguir adiante.

Depois da dobradinha da Mercedes no dia anterior, a concorrência queria mostrar que aquilo não passou de um dia de sorte para os Flechas de Prata. Com a pista um pouco melhor em relação a ontem, muito escorregadia, os pilotos do Grupo A, que tinham Oliver Askew, Jake Dennis, Sebastian Buemi, Sergio Sette Câmara, Oliver Turvey, André Lotterer, Pascal Wehrlein, Nick de Vries, Oliver Rowland, Nick Cassidy e Lucas di Grassi, foram para a pista fazer os seus tempos. De Vries foi logo o melhor, deixando a confusão, no qual um dos melhores era consistemente Lucas di Grassi.

Na parte final, apesar das ameaças de Sergio Sette Câmara de lá chegar, acabou por ser De Vries, Di Grassi (Venturi), Oliver Rowland (Mahindra) e André Lotterer (Porsche)

No Grupo B, que tinha Stoffel Vandoorne, Sam Bird, Edoardo Mortara, Jan-Eric Vergne, Mitch Evans, Max Gunther, Alex Sims, Robin Frijns, Dan Ticktum, Antonio Giovinazzi e António Félix da Costa, foi o belga da Mercedes a marcar o passo, seguido por Frijns (Virgin), Evans (Jaguar) e Gunther (Andretti). Mas os Techeetah reagiram, e primeiro Felix da Costa, depois Vergne, marcaram tempos que os colocaram no topo. Mortara reagiu e conseguiu o melhor tempo, e lá ficou, apesar do ataque final de AFC, que ficou a 0,08 segundos do topo. Para além desses dois, Vergne e Frinjs seguiram para a fase seguinte.

Chegados à fase de eliminação, o primeiro duelo foi entre Vergne e De Vries. O Neerlandês levou a melhor por 0,6 segundos e passou à fase seguinte. O segundo duelo foi entre Di Grassi e Felix da Costa, mas foi uma confusão total: Félix da Costa apareceu na pista sozinho, enquanto Di Grassi esperava na saída das boxes. Com isso, Félix da Costa ficava sob investigação dos comissários e o brasileiro foi para a pista para fazer o seu tempo. Como Félix da Costa acabou por levantar o pé no final da sua volta, o brasileiro aproveitou e seguiu em frente.

O terceiro duelo foi entre Rowland e Frijns, com o neerlandês a levar a melhor por meio segundo, e no duelo final, entre Lotterer e Mortara, o suiço acabou com o melhor tempo.

Na meia final, os duelos eram entre De Vries e Di Grassi e Frijns conta Mortara. No primeiro duelo, o neerlandês da Mercedes conseguiu ser o mais rápido e ganhou vaga para a final, enquanto que no segundo duelo foi Mortara que impediu uma final cem por cento "laranja".

Chegado ao duelo decisivo, ambos ficram separados por 0,005 segundos, a favor do piloto da Mercedes. Apesar do duelo, foi a Mercedes que conseguiu a sua segunda pole seguida.  

Sem comentários: