domingo, 23 de janeiro de 2022

WRC 2022 - Rali de Monte Carlo (Final)



Aos 47 anos, e com um programa parcial desde 2013, Sebastien Loeb torna-se no vencedor mais velho de sempre numa prova do WRC, ao triunfar no Rali de Monte Carlo, e claro, a primeira vitória dele na Ford e a primeira da marca em mais de um ano. No final, a diferença foi de 10,3 segundos sobre Sebastien Ogier, mas ambos, com programas parciais, deram quase um minuto e 40 segundos ao melhor dos que tem um programa total: o irlandês Craig Breen (1.39,8)

"Estou muito feliz! Não esperava tanto quando cheguei aqui, mas foi uma grande batalha. O Ogier foi muito rápido e lutei um pouco ontem e até hoje de manhã.", disse o veterano, que aqui conquistava o seu 80º triunfo da sua longa carreira, menos de duas semanas depois de ter sido segundo classificado no Rally Dakar, na Arábia Saudita.

Com quatro classificativas até ao final do rali, e os Sebastiões separados por 21.1 segundos, este último dia iria ser competitivo entre ambos. E o dia começou com Loeb ao ataque, ganhando 1,1 segundos a Ogier na primeira passagem por La Penne/Collongues. O piloto da Ford disse que foi "uma boa classificativa, mas era complicado manter o ritmo", enquanto Ogier disse que "não tinha puxado muito pelo carro". Breen ficou em terceiro, a dois segundos.

Neuville tinha sido o triunfador na primeira passagem por Briançonnet/Entrevaux, 1,9 segundos na frente de Ogier e 3,6 sobre Katsuta Takamoto. Loeb perdia 6,5 segundos e parecia que Ogier tinha tudo controlado. 

Até aparecer a 16ª especial, a segunda passagem por La Penne/Collongues.

Aí, Ogier sofre um furo e perde 34,1 segundos, beneficiando fortemente Löeb, que triunfou com uma vantagem de 3,8 segundos sobre Gus Greensmith e 8,9 sobre Katsuta. Foi o suficiente para trocar de liderança e dar a Loeb a chance de triunfar com o Ford Puma. 

No Power Stage, Kalle Rovanpera foi o melhor, na frente de Elfyn Evans (a 0,9), e de Thierry Neuville, a 2,6. Loeb foi o quarto, a sete segundos, na frente de Ogier, que ficou a oito. Ainda por cima, ele foi penalizado por ter feito falsa partida.

"Houve um barulho estranho no motor na largada e fiquei perturbado, talvez eu tenha largado um pouco mais cedo", começou a dizer, justificando a sua penalização. "Posso manter minha cabeça erguida. Fiz meu trabalho neste fim de semana e é assim que é. Parabéns para a equipa, foi um bom fim de semana pela primeira vez com o híbrido."

Depois dos três primeiros, Kalle Rovanpera foi o quarto, a 2.16,2 do vencedor, longe de Gus Greensmith, quinto a 6.33,4. Thierry Neuville foi o sexto, a 7.42,6, o melhor dos Hyundai, que estiveram muito mal neste Monte Carlo. Adrenas Mikkelsen foi o sétimo, e o melhor dos Rally2, no seu Skoda Fabia Rally2 Evo, a 11.33,8 segundos. Oitavo ficou Takamoto Katsuta, a 12.24,7, na frente do checo Erik Cais e a fechar o "top ten", o russo Nikolay Gryazin, a 13.41,3, no seu Skoda Fabia Evo2.

O WRC prossegue no mês seguinte, mais concretamente entre os dias 24 e 27 de fevereiro, em terras suecas. 

Sem comentários: