sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Formula E: Vandoorne é o primeiro "poleman" do ano


O belga Stoffel Vandoorne deu à Mercedes a sua primeira pole-position do ano na Formula E, ao ser o primeiro em Ad Diyriah, batendo no duelo final o Andretti do britânico Jake Dennis. António Félix da Costa não foi além da 16ª posição, prejudicado por um erro de Edoardo Mortara, piloto da Venturi, deois de ter andado nos lugares de topo nos treinos livres de ontem.

Numa temporada onde houve mudanças na qualificação, eliminando os quatro grupos e colocando-os em dois, com os quatro melhores a subirem a duelos, onde passaria o melhor, o primeiro grupo foi para a pista com a possibilidade de dar tantas voltas quantas fossem capazes com potência de 220 kW, uma novidade com relação ao histórico da classificação da competição. 

Contudo, com a pista empoeirada, os pilotos tiveram algumas dificuldades em ter uma volta limpa, mas os tempos baixaram com a passagem dos carros. No final, foi Robin Frijns colocou 1.09,163, seguido pelo Jaguar de Sam Bird, o Mercedes de Stoffel Vandoorne e o Mahindra de Oliver Rowland.

Para o segundo grupo, com gente como Nyck de Vries, Edoardo Mortara e o DS Techeetah de António Félix da Costa, a grande novidade foi o despiste de Mortara, piloto da Venturi, que bateu no muro por causa da pista escorregadia. Como faltava um minuto para o final desse tempo, muitos ficaram prejudicados, incluindo o português, que não conseguiu mais do que o oitavo melhor tempo no segundo grupo. O último, a quase 1,5 segundos, foi o italiano Antonio Giovinazzi, no seu Dragon.

Definidos os oito primeiros, começaram os duelos. No terceiro, entre Stoffel Vandoorne e Nick Cassidy, o belga levou a melhor sobre o neozelandês, enquanto De Vries o campeão, conseguiu 0,7 segundos de diferença sobre Oliver Rowland. No terceiro duelo, Jake Dennis surpreendeu Sam Bird e conseguiu seguir para a meia final, e no duelo final, o veterano André Lotterer, no alto dos seus 40 anos, bateu Robin Frijns e foi para a meia final com o seu Porsche.

Na meia-final, Lotterer estaria em duelo com Jake Dennis, enquanto a Mercedes ficaria em duelo fratricida entre Vandoorne e De Vries. Dennis superou facilmente o piloto da Porsche, dando 0,6 segundos ao alemão, que teve dificuldades em segurar o carro na pista. No outro duelo, o belga levou a melhor por pouco, pois beneficiou de um erro do neerlandês para ser o melhor e ir à final. Ali, Vandoorne usou toda a sua energia para ser o melhor e ficar com a pole-position.

A corrida acontecerá pelas 17 horas de Lisboa, e será transmitida na Eleven Sports e na Eurosport 2.

Sem comentários: