quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Formula 1 2023 (8) - O Mercedes W14


Já não falta muito para acabarem as apresentações, mas a Mercedes decidiu hoje mostrar um carro parcialmente negro. E digo "parcialmente" porque os flancos... não estão pintados. São fibra de carbono puro e simples. Essa é a primeira originalidade do Mercedes W14, a nova Flecha de Prata guiada por Lewis Hamilton e George Russell, que tentará colocar a marca no rumo das vitórias, depois de um mau 2022, com apenas um triunfo. 

Com um carro onde possivelmente se conseguiu ganhos de 10 cavalos devido à fiabilidade do motor, Toto Wolff afirmou que a equipa aprendeu bastante sobre o comportamento do carro na época passada e durante a pausa de inverno conseguiu colocar na produção do W14 essas lições. “Este ano, tentamos descobrir onde podemos reduzir cada grama”, salientou. 

As nossas esperanças e expectativas são sempre de sermos capazes de lutar pelo Campeonato do Mundo”, continuou. “No entanto, os nossos adversários foram muito fortes no ano passado, e nós estamos a tentar recuperar o atraso. Correr na frente exige resiliência, trabalho de equipa e determinação. Enfrentamos todos os desafios, colocamos a equipa em primeiro lugar e não deixaremos pedra sobre pedra na perseguição por cada milésimo de segundo. Este ano apostamos tudo para regressar ao topo”.

As dificuldades da temporada passada não foram esquecidas pelo CEO e chefe de equipa da Mercedes, na apresentação do W14 que mantém o conceito de ‘Zero sidepod’. “O ano passado foi difícil, mas aprendemos bastante. Espero que 2023 seja a prova de que compreendemos como desvendar os problemas e melhorar o carro. O W13 teve certamente um desempenho que nunca fomos capazes de desbloquear e colocar todo o downforce em pista. O nosso carro teve um desempenho muito bom no final da temporada.", concluiu.


Quanto a pilotos, Lewis Hamilton continua muito motivado a correr, apesar de um 2022 muito complicado, onde pela primeira vez na sua carreira, não conseguiu qualquer triunfo. 

Adoro fazer parte de uma equipa que está a trabalhar num objetivo comum. Continuo a amar as corridas, isso nunca irá mudar, fazem parte do meu ADN e acredito que posso melhorar”, explicou o piloto britânico. “Não é o mesmo carro todos os anos, está sempre a mudar, há sempre novas ferramentas, há sempre um novos desafios que temos de nos habituar e adoro isso. Por isso, estou a planear ficar um pouco mais. Estamos todos ansiosos por ir lá fora e ver como se comporta. E também para ver onde estão todos os outros”, concluiu.


George Russell, o único que ganhou corridas em 2022, afirma-se otimista em relação ao novo carro devido ao seu forte desenvolvimento que, por exemplo, fez com que o "porpoisioing" fosse muito diminuído, e assim os pilotos sofram menos com a sua performance. 

"Estou incrivelmente impressionado com a forma como a equipa desenvolveu o carro durante toda a época passada. Ao longo de 2022, temos vindo a ganhar dinamismo e estamos excitados por ver como foi o progresso durante o inverno”, começou por dizer. “Esteticamente parece fantástico! É ousado, agressivo e destaca-se”, continuou.

Tem sido um longo inverno e há muita ansiedade para ver se o W14 está à altura das nossas expectativas. Estou entusiasmado e, embora haja muito de conversa nesta altura da época, precisamos agora de ver qual é o nosso desempenho quando o carro for para a pista”, concluiu.


Resta saber no Bahrein se isso resultou ou não. Depois da apresentação, o carro foi para o "shakedown" na pista, para verificar se todos os sistemas estão em ordem. Na semana que vêm, irá estar presente nos testes coletivos da competição. 

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