domingo, 12 de fevereiro de 2023

Formula E: Vergne foi o melhor nas ruas de Hyderabad


O francês Jean-Eric Vergne foi o triunfador na corrida de Hyderabad, na India, quarta prova do campeonato de Formula E. O piloto francês da DS Penske levou a melhor sobre Nick Cassidy, da Envision Racing, e o Porsche de António Félix da Costa, para conseguir a sua primeira vitória da temporada, aproveitando a penalização de Sebastien Buemi. O piloto português superou Pascal Werhlein, que apesar de tudo, manteve a liderança do campeonato.

Numa estreia na Formula E, a primeira corrida no subcontinente indiano, a competição elétrica correu nas ruas de uma das maiores e mais tecnológicas cidades do país. 

A primeira volta não teve incidentes, com Mitch Evans, o poleman, conseguir aguentar os ataques de Vergne. Felix da Costa também partiu bem, entrando nos pontos logo nos primeiros metros, passando de 13º para décimo. As coisas ficaram assim até que Nick Cassidy, outro que subiu na classificação depois de uma boa partida, perdeu lugares depois de um toque por parte do Maserati de Edoardo Mortara.

Na volta sete, aproveitando a potência extra do Attack Mode, Sébastien Buemi alcançou a liderança, ultrapassando Vergne na mesma altura em que Evans passava no local de ativação do Attack Mode. Assim, Buemi estava na frente do pelotão, enquanto Vergne tentava manter Evans no terceiro posto, ele que tinha a potência extra. Na volta seguinte, Buemi passou pelo Attack Mode e conseguiu manter a liderança, assim como Vergne fez com Evans.

A 13ª volta foi de azar para a Jaguar. Sam Bird tentou ultrapassar o carro de Sacha Fenestraz, mas excedeu-se e não conseguiu travar no momento certo, batendo na traseira do seu companheiro de equipa, Mitch Evans, que seguia no terceiro posto. O neozelandês acabou por desistir, e Bird arrastou-se, até abandonar cinco voltas mais tarde. 

No meio disto tudo, com as passagens pelo Attack Mode, as posições eram voláteis. Félix da Costa conseguiu subir até ao sétimo posto, passando Oliver Rowland.

Na 23ª passagem pela meta, o Safety Car entra pela primeira vez por causa de Jake Hughes, que bateu o seu McLaren nas proteções da pista depois da curva 4 e obrigou a desistir. Por esta altura, Pascal Wehrlein tinha conseguido recuperar posições e rodava no nono posto, com a volta mais rápida da altura.

Quando recomeçou, mais confusão: René Rast, no seu McLaren, bateu com violência na traseira do Andretti de Jake Dennis, levando à desistência de ambos, beneficiando Félix da Costa, que subia para quinto classificado, atrás de Oliver Rowland, que tinha sido penalizado com cinco segundos adicionados ao seu tempo final. Depois, o português passou Rowland e foi atrás de Buemi, tentando um pódio.

Na volta final, Jean-Éric Vergne aguentou a liderança da corrida dos ataques de Nick Cassidy e Sébastien Buemi, com Felix da Costa a espreitar e Wherlein a chegar a quinto, atrás do seu companheiro de equipa. E foi assim que todos cruzaram a meta. 


E claro, a corrida prosseguiu depois da bandeira de xadrez. Os comissários decidiram penalizar Buemi em 17 segundos por exceder a potência máxima permitida durante a corrida. Por causa disso, perdeu o terceiro lugar para Félix da Costa, e o suíço ficou até fora dos pontos!  

Na classificação, Wehrlein continua na frente, com 80 pontos, contra os 62 de Jake Dennis, que não pontuou, e Jean-Eric Vergne, com 31, empatado com Sebastian Buemi. Felix da Costa subiu para nono, com 21.   

O campeonato prossegue dentro de duas semanas, nas ruas da Cidade do Cabo, na África do Sul. 

Sem comentários: