"Os pilotos e navegadores de ralis da WoRDA, inspirados pelos seus colegas da GPDA (Fórmula 1), juntam-se para expressar a sua opinião, procurar clareza e cooperar para um futuro melhor. Antes de mais, queremos afirmar que, como acontece em todos os desportos, os concorrentes devem respeitar a decisão dos árbitros. O respeito por este princípio não está em causa.", começa por afirmar o comunicado oficial.
A WoRDA sempre reconheceu as suas responsabilidades e o seu compromisso em colaborar de forma construtiva com todas as partes interessadas, incluindo o presidente da FIA, de forma a promover e elevar o nosso desporto excecional para o benefício de todos. No entanto, nos últimos meses, registou-se um aumento alarmante da severidade das sanções impostas por lapsos linguísticos menores, isolados e não intencionais. Esta situação atingiu um nível inaceitável.
Acreditamos firmemente que:
1 - O coloquialismo comum não pode ser considerado e julgado como igual a um insulto genuíno ou a um ato de agressão
2 - Os não falantes da língua materna podem utilizar ou repetir termos sem plena consciência do seu significado e conotação
3 - Segundos após um pico extremo de adrenalina, não é realista esperar um controlo perfeito e sistemático das emoções.
Os pilotos estão a ser mais controlados do que nunca pelo que dizem nas entrevistas
O rali é extremo: nível de risco para os atletas, intensidade da concentração, duração dos dias… todos os limites são atingidos.
Neste caso, questionamos a pertinência e a validade da aplicação de qualquer tipo de sanção. Além disso, as coimas exorbitantes são muito desproporcionadas em relação ao rendimento e ao orçamento médio dos ralis.
Estamos também preocupados com a impressão pública que estes montantes excessivos criam na mente dos adeptos, sugerindo que esta é uma indústria onde o dinheiro não importa.
Isto também levanta uma questão fundamental: para onde vai o dinheiro destas multas? A falta de transparência só aumenta as preocupações e mina a confiança no sistema. Certamente que as impressões negativas em torno destas sanções ultrapassam em muito o impacto de qualquer lapso linguístico.", continua.
O comunicado, assinado por todos os pilotos das equipas oficiais da categoria Rally1, e colocados nas redes sociais de cada um dos pilotos, mais alguns dos principais pilotos da categoria Rally2 e o ex-navegador Julien Ingrassia, que por muitos anos navegou Sebastien Ogier, termina da seguinte forma:
"Apelamos a uma comunicação direta e a um compromisso entre o presidente da FIA e os membros do WoRDA para encontrar uma solução urgente e mutuamente aceitável."
Resta saber se qual será a reação da FIA acerca destas afirmações por parte dos pilotos de ralis, poucas semanas depois da Formula 1 ter feito algo semelhante. E ainda falta saber se a Endurance, a Formula E, o WRX e outros, também não farão comunicados semelhantes em relação a este tipo de comportamentos. Algo me diz que o Ben Sulayem acabou de arranjar sarna para se coçar...
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