segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Noticias: Pilotos do WRC estão em guerra com a FIA


Os pilotos do WRC estão em guerra com a FIA sobre a linguagem que devem usar nas provas. Depois de Adrien Formaux ter sido multado em 10 mil euros por ter dito asneiras depois de um despiste no final do rali da Suécia, os pilotos, reunidos sobre a capa da WORDA (World Rally Drivers Alliance), emitiram um comunicado nas redes sociais condenando o regulamento que a FIA lançou sobre a linguagem usada nas provas. Isso, aliado às queixas que GPDA já fez sobre esses regulamentos, lançam mais achas à fogueira na guerra surda contra o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem

"Os pilotos e navegadores de ralis da WoRDA, inspirados pelos seus colegas da GPDA (Fórmula 1), juntam-se para expressar a sua opinião, procurar clareza e cooperar para um futuro melhor. Antes de mais, queremos afirmar que, como acontece em todos os desportos, os concorrentes devem respeitar a decisão dos árbitros. O respeito por este princípio não está em causa.", começa por afirmar o comunicado oficial.

A WoRDA sempre reconheceu as suas responsabilidades e o seu compromisso em colaborar de forma construtiva com todas as partes interessadas, incluindo o presidente da FIA, de forma a promover e elevar o nosso desporto excecional para o benefício de todos. No entanto, nos últimos meses, registou-se um aumento alarmante da severidade das sanções impostas por lapsos linguísticos menores, isolados e não intencionais. Esta situação atingiu um nível inaceitável.

Acreditamos firmemente que:

1 - O coloquialismo comum não pode ser considerado e julgado como igual a um insulto genuíno ou a um ato de agressão

2 - Os não falantes da língua materna podem utilizar ou repetir termos sem plena consciência do seu significado e conotação

3 - Segundos após um pico extremo de adrenalina, não é realista esperar um controlo perfeito e sistemático das emoções.

Os pilotos estão a ser mais controlados do que nunca pelo que dizem nas entrevistas

O rali é extremo: nível de risco para os atletas, intensidade da concentração, duração dos dias… todos os limites são atingidos.

Neste caso, questionamos a pertinência e a validade da aplicação de qualquer tipo de sanção. Além disso, as coimas exorbitantes são muito desproporcionadas em relação ao rendimento e ao orçamento médio dos ralis.

Estamos também preocupados com a impressão pública que estes montantes excessivos criam na mente dos adeptos, sugerindo que esta é uma indústria onde o dinheiro não importa. 

Isto também levanta uma questão fundamental: para onde vai o dinheiro destas multas? A falta de transparência só aumenta as preocupações e mina a confiança no sistema. Certamente que as impressões negativas em torno destas sanções ultrapassam em muito o impacto de qualquer lapso linguístico.", continua.

O comunicado, assinado por todos os pilotos das equipas oficiais da categoria Rally1, e colocados nas redes sociais de cada um dos pilotos, mais alguns dos principais pilotos da categoria Rally2 e o ex-navegador Julien Ingrassia, que por muitos anos navegou Sebastien Ogier, termina da seguinte forma:

"Apelamos a uma comunicação direta e a um compromisso entre o presidente da FIA e os membros do WoRDA para encontrar uma solução urgente e mutuamente aceitável."

Resta saber se qual será a reação da FIA acerca destas afirmações por parte dos pilotos de ralis, poucas semanas depois da Formula 1 ter feito algo semelhante. E ainda falta saber se a Endurance, a Formula E, o WRX e outros, também não farão comunicados semelhantes em relação a este tipo de comportamentos. Algo me diz que o Ben Sulayem acabou de arranjar sarna para se coçar...

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