sexta-feira, 29 de maio de 2009

E todos se inscreveram!

Parece que depois de toda aquela conversa de que iria haver cisão e dois campeonatos em 2010, o facto de hoje todas as equipas FOTA terem confirmado a sua inscrição dá a ideia de que todos viraram amiguinhos e tudo ficou em paz. Nada mais enganador, pessoal!

Se para o ano, teremos estes mais as inscrições da Prodrive, Lola, USGPE, Litespeed e Campos Grand Prix (a Epsilon Euskadi não se confirma), o que dará 15 equipas e 30 carros, o que daria uma pré-qualificação ou uma qualificação de 26 carros com quatro não-qualificações, a FOTA condicionou a sua participação no mundial do ano que vem á criação de um novo Pacto de Concórdia, baseado nas suas condições.

"Todas as equipas da FOTA entregaram hoje a sua inscrição para o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 tendo em conta que (a) todas as equipas da FOTA possam competir durante a temporada 2010 numa base regulamentar idêntica e (b) que sejam todas aceites em conjunto. A renovação do Pacto da Concórdia irá oferecer segurança para o futuro do desporto, ao ligar todas as partes numa relação formal que assegure a estabilidade governativa", lê-se na declaração que a FOTA lançou para a imprensa.

A FOTA confirmou, ainda, que todos os seus membros se comprometeram a longo-termo com o campeonato e que irão continuar a procurar medidas para reduzir os custos da modalidade: "Todas as equipas concordaram unanimemente em novas acções para reduzir substancialmente os custos da competição no campeonato nos próximos três anos", concluiram. FOTA e FIA decidiram fazer tréguas, por agora... mas a guerra ainda não acabou.

7 comentários:

MSTeam Crew disse...

Tava mais do que na cara que era isso o que iria ocorrer. A pressão que o Max Mosley fez não que tenha surtido efeito, mas é claro que independentemente do deadline estabelecido, todas iriam se inscrever, afinal quem na prática iria correr o risco de ficar de fora do grid e perder alguns milhões de dólares? Ninguém.

E com isso, acho que a tal "suspensão" que a FOTA aplicou na Williams perde totalmente o efeito.

pro_magicalonso disse...

Por fin estarán todos en el 2010 es una muy buena noticia. Saludos

Marcos Antonio disse...

é como eu falei speeder,isso tudo pareceu um grande blefe,vamos ver até o pacto de concórida,mas acho que vai tudo se acertar. Só não consigo entender qual foi o motivo da suspeção da Williams na FOTA.

Priscilla Bar disse...

Mas até dia 12 de Junho nao saberemos se estarao todas inscritas, a idéia de momento era ter 26 carros assim que se isso se mantém serao 13 equipes apenas e já sao 15 inscritas.

Mas alguns dias de espera...

Felipe Maciel disse...

Gostei da forma em que a Fota agiu, falta a gente saber como será a reação da FIA. Sei não hein...

Felipão disse...

Pelo menos essa novela ja sabiamos o final... ALeluia...

Ernesto Longhi disse...

Realmente acreditei que tudo ia por água abaixo. Melhor para o esporte.