domingo, 27 de junho de 2010

Formula 1 2010 - Ronda 9, Valencia (Corrida)

Houve acidentes e polémicas neste GP valenciano, que tinha tudo para ser aborrecido... mas não foi. Claro que Sebastien Vettel ganhou sem qualquer contestação, mas atrás dele é que houve emoção, a começar pelo atraso de Mark Webber na partida, que tentou recuperar com uma paragem mais cedo do que a concorrência.

Contudo, na volta nove, quando disputava um lugar ao Lotus de Heiki Kovalainen, este defendeu a sua posição numa zona de travagem e ambos tocaram-se, fazendo voar o carro do australiano, ficando de cabeça para baixo e batendo no muro de pneus. Ambos os pilotos sairam ilesos.

Contudo, os acontecimentos que ocorreram a seguir deram nota de controvérsia: com a entrada do Safety Car, muitos foram para as boxes no momento imediatamente à entrada do carro, algo que só poderiam ter feito na volta a seguir. Dos quatro pilotos que não puderam fazer isso foram os dois Ferrari, de Fernando Alonso e Felipe Massa. Lewis Hamilton foi depois penalizado com um "drive through", mas não foi muito penalizado, pois terminou a corrida na segunda posição. E dos nove pilotos que fizeram a entrada nos boxes quando não deviam (Jenson Button, Rubens Barrichello, Nico Hulkenberg, Robert Kubica, Vitaly Petrov, Adrian Sutil, Sebastien Buemi, Pedro De la Rosa e Vitantonio Liuzzi), todos foram penalizados no final da corrida em cinco segundos, sem alterar profundamente a classificação geral.

De resto, a unica coisa de relevo foi a prova de Kamui Koboyashi. Com pneus muito duros, o piloto japonês da Sauber ficou em prova por muito tempo, quase até ao final da corrida, chegando a rodar no terceiro lugar. Quando mudou de pneus, foi para moles, e muito perto do fim, que o fez saltar de nono para o sétimo posto, passando em volta e meia o Toro Rosso de Sebastien Buemi e o Ferrari de Fernando Alonso. Uma valente demonstração de talento do jovem piloto japonês.

E no pódio, Sebastien Vettel voltou às vitórias, ladeado pelos dois pilotos da McLaren. O segundo classificado, Hamilton, estava satisfeito por ter dilatado mais um pouco a sua margem para o segundo classificado no Mundial, o seu companheiro de equipa Jenson Button. Agora ambos têm seis pontos de diferença. O vencedor, Sébastian Vettel é agora o terceiro, a apenas doze pontos de Hamilton. E o grande vencido era Mark Webber, que mantendo os 103 pontos que tinha antes de chegar a Valência, viu a sua diferença para Hamilton aumentar para 24 pontos. Com o oitavo lugar final, Fernando Alonso ficou um pouquinho mais distante também.

Dentro de duas semanas a formula estará no renovado circuito de Silverstone. Esperemos que com o novo layout, as corridas sejam tão ou mais competitivas como nas anteriores versões...

Sem comentários: