quinta-feira, 3 de maio de 2012

Jacqueline fala sobre o irmão Francois Cevért

Eu há algumas semanas falei sobre o projeto de filme que Hollywood quer fazer sobre a relação entre Jackie Stewart e Francois Cevért, que muitos descrevem como a melhor que existiu na história da Formula 1. A relação de mestre-discípulo, que durou de 1970 a 1973, deu à Tyrrell dois títulos de pilotos e um de Construtores, e terminou abruptamente a 6 de outubro daquele ano, quando o piloto francês de 29 anos morreu na qualificação do GP dos Estados Unidos, em Watkins Glen.

A Tati Navarro, que apesar da sua precocidade, é fã do piloto francês, mandou-me um link de um jornal escocês em que mostra uma entrevista feita a Jacqueline Beltoise, que tem a particularidade de ser a mulher de Jean Pierre Beltoise e irmã de Francois Cevért.

"Estou muito feliz por saber que vão fazer um filme sobre o Francois, o Jackie e a Helen. Li o argumento e está bem feito. Está um pouco 'glamourizado', mas enfim, é um filme de Hollywood. Contudo, não quero que haja qualquer ambiguidade sobre o acidente mortal de Francois", afirmou.

Sobre os eventos de Watkins Glen, Jacqueline disse que não estava lá nesse final de semana porque estava grávida do seu filho Julien, e sentia-se demasiado enjoada para assistir. “Jean-Pierre e Francois imploraram-me  para que viesse com eles. Eles foram passar férias ás Bahamas por duas semanas, mas não pude ir, só o cheiro a gasolina enjoava-me."

Se tivesse ido a Watkins Glen, eu teria cuidado dele durante os treinos. estava sempre com o meu irmão, para falar com ele ou para lhe dar uma bebida. Eramos muito próximos, e sem querer fazia-o perder tempo. Se estivesse or lá, isto não teria acontecido, porque quando um piloto está sozinho, não perde tempo", continuou.

Estava de volta a casa, em Neully quando me telefonaram de Watkins Glen. Jean-Pierre também pensou que que era o Jackie, quando viu os destroços do Tyrrell. Depois viu que era o Francois, e estava a caminhar para lá quando Jody Scheckter se aproximou e disse: 'Não vais lá, é horrivel'. Não consigo esquecer aquele dia horrivel," concluiu.

Quanto ao ator ideal, Jacqueline sorriu: “Espero que seja alto, atlético... e com um sorriso devastador".

Lendo a entrevista, posso dizer que é bom saber que o projeto pode avançar. Ainda não se sabe quem seria o ator ideal, mas ontem à noite coloquei a foto do ator irlandês Cillian Murphy, que tem precenças fantásticas com o piloto francês. Não sei se tem o sorriso desarmante de Cevért, mas não acham que é parecido com ele?    

3 comentários:

Danilo Cândido disse...

Hayden Kristensen talvez seja também uma outra boa opção.

Um abraço,
Danilo Candido.

Unknown disse...

Valeu por ter me citado! E aliás, concordo com vocé em relação ao ator... Acho que entre o Ewan McGregor (que o Stewart disse) e o Cillian Murphy, acho que este último tem muito mais a ver com o François! Estou muito na expectativa do filme, tomara que o projeto continue e que seja um bom filme! Outro dia, conversando com a minha amiga, que me acompanha nessa "saga" em busca de fotos e notícias, ela disse que se o filme "vingasse" e visse passar nos cinemas aqui da minha cidade, ela até iria comigo, porém fecharia os olhos quando o acidente de François acontecesse. Também acho bom saber que o François não foi totalmente esquecido da história... Quero te agradecer pelo post, e pedir que nunca pare com o seu trabalho!
Beijos,
Tati "The Freak" Navarro

hamiltonjor disse...

Não sabia da ideia do filme. Acompanhava a F1 e via no François um futuro campeão. Sigo a página em homenagem a ele no Facebook, e gostaria muito que o projeto vingasse. Saiu do papel??