quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Noticias: John Surtees condecorado pela Rainha

O britânico John Surtees, de 81 anos, cuja carreira se estendeu nas duas e quatro rodas, foi hoje condecorado pela Rainha Isabel II pelos seus serviços ao desporto com o grau de CBE (Comandante do Imério Britânico). Basicamente ele sobe na hierarquia, dado que recebeu o MBE (Membro do Império Britânico) em 1960, quando venceu os seus campeonatos de motociclismo, e em 2008 subiu para o OBE (Ordem do Império Britânico), sempre pelos seus serviços no automobilismo, primeiro como piloto, e depois como construtor.

Contudo, ele ainda não almejou o grau de cavaleiro (KBE), o que faria com que fosse tratado por "Sir".

Surtees é neste momento o mais antigo campeão do mundo ainda vivo, e também é o unico piloto na historia a ser campeão do mundo em duas e quatro rodas, tendo sido campeão do mundo de Formula 1 em 1964, ao serviço da Ferrari. Em 1970 tornou-se construtor, tendo a sua equipa até à temporada de 1978, onde estiveram pilotos como Mike Hailwood, José Carlos Pace, John Watson, Alan Jones e Vittorio Brambilla, entre outros.

Para além disso cuida da Henry Surtees Foundation, criada em memoria do seu filho, morto em 2009 numa prova de Formula 2 em Brands Hatch, que lida com a rápida resposta em caso de acidente, neste caso com a evacuação de sinistrados para o hospital por via aérea (helicópteros). 

Sem comentários: